Benevides participa do encontro da Urban95 para municípios brasileiros que priorizam primeira infância
O encontro reuniu representantes de 27 municípios de vários estados brasileiros para visitas técnicas e diálogos sobre promoção de programas e políticas públicas pela primeira infância.
Secom
Benevides esteve presente no encontro da Urban95, iniciativa da Fundação Van Leer, para municípios brasileiros que priorizam a primeira infância.
O evento aconteceu na cidade de Jundiaí, em São Paulo, dia 20 de setembro, e reuniu representantes de 27 municípios de vários estados brasileiros para visitas técnicas e diálogos sobre promoção de programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida de crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras.
Benevides faz parte da Rede Urban95 e da Rede Internacional de Cidades das Crianças, e vem construindo uma cidade boa para a infância e para toda a população. No encontro, o município foi representado por Kelly Calderaro, coordenadora de projetos pela Primeira Infância de Benevides, e Josué Pompeu, Secretário de Educação.
Os representantes participaram também da Conferência Internacional – Espaços Naturalizados para as Infâncias, do Instituto Alana.
Eles realizaram visitas à Fábrica das Infâncias Japy, Parque Naturalizado, bosquinho Hermindo Rossi, participaram de atividades culturais e dialogaram com representantes do Comitê das Crianças, imergindo nos conceitos como o desemparedamento e o estímulo do vínculo da criança com a natureza, quintais brincantes, nas estratégias para a formação da criança, importância de aprender brincando, entre outras políticas.
“Fizemos uma experiência incrível durante a conferência, foram dias importantes para conversar sobre primeira infância e ter contato com iniciativas de sucesso na promoção de políticas públicas. Com certeza nós estamos levando pra Benevides novas e boas ideias para fortalecer o que Benevides já vem fazendo pelas nossas crianças”, disse o Secretário de Educação, Josué Pompeu.
Sobre a Urban95
A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer , com sede na Holanda, que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores nas políticas públicas, com especial atenção para o planejamento urbano e nas estratégias de mobilidade destinadas a esse público. Esse trabalho é feito em parceria com gestores públicos e técnicos, como urbanistas e arquitetos, a desenvolverem lugares e serviços que contribuam com o bem estar dessas pessoas. A Van Leer foi criada em 1949 e está no Brasil desde 1970.
Mas por que o nome Urban95? 95 centímetros é a altura média de uma criança de 3 anos de idade. Ou seja, tudo que é desenvolvido tem sempre a ótica de pensar, de ver e de sentir de uma criança com essa altura, visando proporcionar melhores condições para essa criança. Essa iniciativa trabalha para apoiar os municípios em desenvolver políticas públicas para as crianças e seus cuidadores que garantam espaços urbanos, com mais segurança, mais qualidade e mais assertividade para todos. É pensar na relação das crianças com as cidades.
Com informações da Urban95