Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Benevides homenageia Nossa Senhora do Carmo em seu 68º Círio

Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Benevides, foi louvada com o carinho e a devoção da população católica benevidense no domingo, 9, na realização do 68º Círio em sua homenagem. 

10/07/2023 14h48 - Atualizada em 10/07/2023 15h02
Secom

As festividades de Nossa Senhora do Carmo tiveram início com a tradicional trasladação ocorrida no sábado à noite, com saída da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo em direção à Paróquia Santa Rosa de Lima. A procissão reuniu milhares de fiéis e iluminou as ruas por onde passou emocionando e abençoando os lares benevidenses, e recebendo homenagens com fogos e papel picado. Moradora de Benevides desde os 7 anos de idade, Darlene Ferreira sempre teve a tradição de acompanhar a trasladação e o círio com sua avó, hoje falecida: “É um momento onde eu sinto bem apertado no coração por estar acompanhando sem minha avó, mas ao mesmo tempo é muito gratificante”, comenta.

No domingo, a procissão saiu da paróquia de Santa Rosa de Lima por volta de 8h30, após missa celebrada no salão paroquial, e cumpriu trajeto até a igreja matriz, no centro da cidade, onde chegou pouco antes das 10h. Um tempo curto e um percurso curto em relação aos anos anteriores. A fé e a alegria dos devotos, porém, não se alteraram. E isso ficou evidente nas expressões. Os agradecimentos e pedidos de graças eram constantes nas mãos erguidas em direção à berlinda com a imagem da Santa, nos cânticos entoados e no olhar de quem está se sentindo abençoado. O tema da festividade este ano é “Mãe do Carmelo, ensinai-nos a ser igreja missionária”

Até 2019, a procissão do Círio de Nossa Senhora do Carmo saía da capela de São Sebastião, em Canutama. Na volta do Círio presencial, em 2022, este percurso, uma parte feito na BR-316, foi alterado e o local de saída foi a capela de Santa Rita, no bairro das Flores. Segundo Alessandra Barros, da pastoral da Guarda de Nossa Senhora do Carmo, esta mudança de trajeto foi necessária por uma questão de segurança. Ela lembra que o domingo de Círio em Benevides coincide com o domingo de saída dos veranistas para as praias e balneários, e, com o passar dos anos, este trânsito na BR-316 ficou mais intenso, assim, para resguardar os participantes do Círio e não interferir no fluir dos veículos na rodovia, os organizadores da festividade resolveram fazer a alteração. “Essa proposta de realizar o Círio pelas ruas de Benevides, sem passar pela BR, foi uma proposta divina. Foi Nossa Senhora quem trouxe nosso salvador ao mundo e nós confiamos nela e sabemos que os planos não são nossos, são Dele”, completou Alessandra.

Durante todo o percurso, Nossa Senhora do Carmo recebeu muitas homenagens. A prefeita de Benevides, Luziane Solon, secretários e autoridades do município acompanharam a missa celebrada pelo padre Hélio Fronczak na igreja matriz, que esteve totalmente lotada durante a celebração. Após a missa, entre as famílias, não faltou o tradicional almoço do Círio, um momento de confraternização. O Círio de Nossa Senhora do Carmo é patrimônio cultural e imaterial do município de Benevides, Lei sancionada em 2021. A festividade em homenagem à padroeira prossegue até o próximo dia 16.

Programação: 

10 de julho (segunda-feira) 18h30 – Novena e Missa

11 de julho (terça-feira) 18h30 – Novena e Missa

12 de julho (quarta-feira) 9h – Missa dos enfermos

13 de julho (quinta-feira) - 18h30 – Novena e Missa

14 de julho (sexta-feira) 18h30 – Novena e Missa

15 de julho (sábado) 8h – Missa das crianças / 18h30 – Novena e Missa

16 de julho (domingo) 8h – Missa / 9h Bênção dos veículos e carreata / 18h30 – Novena e Missa / 20h – Celebração de Encerramento da Festividade – Homenagem à Padroeira de Benevides

17 de julho (segunda-feira) – 19h – Missa de Ação de Graças pela festividade