Benevides tem um novo mercado municipal
Secom
E o projeto virou realidade. Agora, Benevides tem um mercado à altura do que sua população merece. Foi inaugurado na noite da última terça-feira, 30, o Mercado Municipal, primeira das três etapas de um complexo comercial que objetiva alavancar a economia do município. A inauguração contou com a presença do governador Helder Barbalho, vice-governadora Hanna Ghassan; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão; secretário adjunto de Educação do Estado, Eliel Faustino e diversas autoridades. A importância da parceria do município com o Estado, no convênio de reforma e adequação do mercado, foi citada nos discursos tanto da gestora municipal quanto do governador. O mercado, assim como o restante do espaço que completará o conjunto, segundo o governador, vai dar “nova cara” ao centro de Benevides. Helder elogiou bastante o resultado do investimento e observou que esta parceria é sinônimo de melhorias para o município. O momento, continuou ele, é de comerciantes e usuários não apenas usufruírem do espaço, mas cuidarem bem deste patrimônio.
O novo Mercado Municipal tem 28 boxes construídos dentro de alto padrão de higiene, para comercialização de carne, peixe e mariscos, e 16 lojas externas, todas muito bem estruturadas. Entre os trabalhadores que vão ocupar o novo espaço, está o jovem Tárcio Souza, que ao lado de seu pai, Ademar, vai trabalhar com a venda de carne. Será sua estreia como açougueiro, mas, confiante na experiência e apoio do pai, e estimulado pela estrutura atrativa do box, ele acredita que fará ótimas vendas. “Está tudo perfeito”, elogiou. Quem também ficou bastante satisfeito com o novo mercado foi o comerciante Silvio Santos, proprietário há 24 anos de uma loja de confecções. Presentes na inauguração, Silvio e a esposa Saíra disseram que valeu a pena esperar pelo novo. “Muitos vieram aqui e prometeram, mas só a atual gestão cumpriu”, destacou ele.
Ressaltando a parceria com o Estado, a prefeita de Benevides, Luziane Solon, agradeceu a compreensão e paciência da população e dos comerciantes que acompanharam o início das obras e aguardavam pela entrega do novo espaço. Mencionando a realização da COP 30 em Belém, em 2025, a gestora falou sobre o potencial turístico de Benevides e a qualidade de sua água, enfatizando que o municipio está à disposição do Estado para realizar mais esta parceria e, junto com a capital, promover um grande evento. “Faremos o que for preciso para contribuir no trabalho de sediar a COP 30”, expôs.
O governador Helder Barbalho, sua comitiva, autoridades locais e a população percorreram toda a área do novo mercado e foram unânimes em aprovar o resultado. Reforçando sua satisfação com a parceria firmada entre o Estado e o município de Benevides, Helder anunciou que retornará a Benevides para assinar a ordem de serviço da construção de uma unidade da Usina da Paz, projeto social que disponibiliza serviços de saúde, cultura, cidadania e educação, além de inclusão digital, capacitação técnica e outras áreas, gerando emprego, renda e benefícios para a população.