Comitiva da Martinica conhece as potencialidades de Benevides
As autoridades da ilha caribenha estiveram no município da região metropolitana e visitaram setores da indústria.
Secom
Uma comitiva da Martinica, que cumpre agenda de sete dias no Pará, esteve no município de Benevides, região metropolitana de Belém, nesta terça-feira (9). Os integrantes do grupo foram recebidos pela prefeita da cidade, Luziane Solon, que apresentou projetos de logística, educação, turismo e meio ambiente. Após a reunião, os representantes da ilha caribenha visitaram uma fábrica de beneficiamento de polpa de açaí, o projeto “arima” de criação de pirarucu em tanques suspensos e o curtimento do couro do peixe, e a elaboração das primeiras peças, como bolsas, carteiras, cintos, e o Ecoparque da empresa Natura.
Fazem parte da delegação dos martinicanos ao menos 10 pessoas, entre elas, o presidente da Coletividade Territorial da Martinica, Serge Letchimy, o prefeito de Fort de France, Didier Laguerre, a conselheira Estratégica de Logística Sandra Casanova, o conselheiro diplomático Jean-Yves Lacascade, a diretora de Diplomacia Territorial, Sandra Drouault, e o diretor-geral do porto de Fort de France, Jean-Rémy Villageois, além de empresários da agroindústria e logística.
O estado do Pará é o principal parceiro econômico da Martinica dentre os estados brasileiros. No ano de 2022, o Brasil exportou USD 11,18 MM para a ilha caribenha e os produtos paraenses representaram 33% das exportações. A Martinica vê o Pará como o seu potencial parceiro e fornecedor de matérias primas para o seu projeto de industrialização, além de ser um destino turístico e de negócios.
EXPERIÊNCIA
O presidente da Coletividade Territorial da Martinica, Serge Letchimy, possui uma longa relação com o Pará. Em 2002, ainda prefeito de Fort de France, assinou uma convenção de cooperação técnica entre as capitais das regiões, Belém e Fort de France. Em 2014, como presidente da Coletividade Territorial da Martinica, realizou o primeiro acordo de cooperação descentralizada entre a Martinica (território ultramarino francês) e o estado do Pará.
Hoje, mais do que nunca, as regiões estão conectadas por meio da Air France, com o voo semanal às sextas-feiras entre Fort de France e Belém, facilitando o fluxo das pessoas entre o caribe francês e o Brasil. O voo terá uma conexão na Guiana Francesa e, desde maio de 2022, os brasileiros possuem isenção de visto para estadias que não ultrapassem três dias, durante uma escala aérea em trânsito entre a França (territórios ultramarinos incluídos) e o Brasil no território franco-guianense.
Para celebrar esse voo histórico que ligará todos os territórios franceses no Caribe e América Latina (Guadalupe, Martinica e Guiana Francesa) ao Brasil, o presidente Serge letchimy da Martinica veio realizar uma visita de cortesia diplomática e comercial ao governo estadual do Pará e municipal da Grande Belém, como Benevides, tendo uma agenda do dia 5 a 13 de maio, onde haverá encontros com diplomáticos, visitas comerciais a indústrias do Pará.
A programação oficial da viagem da comitiva da Martinica ao Pará encerra no próximo dia 12 de maio, com um encontro entre o presidente Serge Letchimy e o presidente da Federação das Indústrias do Pará – Fiepa, e seu Centro Internacional de Negócios, para apresentação do Plano Econômico de Industrialização da Martinica e o pacote de benefícios para se investir na ilha, durante um almoço para empresários do estado do Pará.