Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento

Desfile de 7 de setembro reúne estudantes, igrejas e comunidades em Benevides

Com o tema “Tempo de amar e cuidar”, a Semana da Pátria foi marcada por várias manifestações em comemoração pelos 200 anos da Independência.

08/09/2022 01h48 - Atualizada em 08/09/2022 09h29
Secom

Nessa última quarta-feira, 7 de setembro, celebramos o Dia da Independência do Brasil. Com o tema “Tempo de amar e cuidar”, a Semana da Pátria foi marcada por várias manifestações em comemoração pelos 200 anos da Independência.

Após 2 anos de pandemia da COVID 19, os estudantes, professores, igrejas e comunidades tomaram as avenidas do município de Benevides em manifestação de amor, justiça e liberdade. Os desfiles aconteceram no distrito de Murinin, Benfica e Centro.

Cada pelotão trazia uma expressão diferente, compostos por bebês, crianças pequenas, adolescentes, jovens e adultos, reforçando a importância do brincar e os direitos da Primeira Infância, campanhas de vacinação, direito à educação de qualidade, proteção ao meio ambiente, liberdade de todos os povos, liberdade religiosa, alimentação e vida saudável, respeito e inclusão, respeito às diferenças, inúmeras homenagens aos profissionais da saúde, às vítimas da covid 19, e outros manifestos sociais.

“Está sendo um desfile maravilhoso. Não me lembro de ter visto um desfile tão bonito e organizado desse jeito, até com a participação de outras organizações sem ser só das escolas. Realmente está de parabéns”, disse uma senhora enquanto acompanhava o desfile.

O desfile cívico também foi uma oportunidade de agradecer e relembrar todas as ações de políticas públicas voltadas aos benevidenses, e a importância da promoção delas para uma nação. A Prefeita, Luziane Solon, e a Vice-Prefeita, Edivana Lima, acompanhadas de outras autoridades, comtemplavam e se envolviam com a passagem e apresentações dos grupos.

A inclusão da pessoa com deficiência é uma das bandeiras da gestão municipal e tem refletido em mais acessibilidade, capacitação em linguagem de Libras para professores, equipamentos adaptados e materiais pedagógicos.

Para a Eliziane Matos, mãe da aluna Eliza Matos, de 9 anos, o momento da apresentação da filha que vinha no pelotão da inclusão foi um momento de extrema importância, pela primeira vez ela desfilou na avenida. “Isso aqui que estamos vivendo é muito importante. Não consigo descrever a sensação de ver minha filha se apresentando, é a primeira vez dela. É muito gratificante, mesmo com as limitações dela, ela se apresentou e foi lindo. Ela estava muito feliz”, contou a mãe.

A Igreja Assembleia de Deus e Igreja Católica participaram do desfile cívico em favor da liberdade religiosa. Centenas de pessoas acompanhavam o percurso. “Isso significa respeito pela religião do outro, que nós possamos ser livres como nação para manifestar nossa crença, nossa fé”, disse um cristão.

As escolas estaduais traziam temáticas diversas, como acesso à educação de qualidade, apoio no acesso à universidade, e respeito às diferenças.

“Não é primeira vez que eu estou marchando, mas sinto que é a primeira vez que está sendo bem especial, estou bem envolvido com as causas que a minha escola está trazendo porque são causas que eu acredito que vale a pena lutar, então está sendo uma oportunidade de chamar atenção. Nós jovens temos muitos sonhos pra realizar”, afirmou um estudante.

As secretarias municipais e todos os membros da prefeitura de Benevides desfilaram pela avenida, demonstrando os avanços que o município já deu até aqui. Hoje, Benevides é considerada a Cidade da Primeira Infância em todo território paraense, e vem construindo com cuidado e afeto uma cidade boa de se viver para as crianças, famílias, e toda a população benevidense.

Uma nação se faz com amor, cuidado e afeto, garantindo os direitos de todo brasileiro.