Vigilância em Saúde de Benevides realiza mais uma ação do Castramóvel na cidade
Em quatro dias de trabalho, a equipe de médicos veterinários e auxiliares da Secretaria Municipal de Saúde fez a triagem e castração de 63 animais
Secom
Terminou nesta quinta-feira (05/12) mais uma ação do Projeto Castramóvel, do Departamento de Vigilância em Saúde de Benevides. A última ação do ano foi realizada no bairro das Flores. O trailer da Secretaria Municipal de Saúde foi posicionado em frente ao Lions Clube, na Rua Rosa Cruz e, como de costume, chamou a atenção da comunidade.
Nos dois primeiros dias a equipe realiza a triagem dos pets aptos à castração. Na segunda-feira (02/12) foram os cães e, na terça, os gatos. Nesta etapa, os animais passam em consulta com os veterinários, que fazem a verificação de peso e a coleta de sangue para hemograma. Os aprovados na triagem são convocados para o procedimento de castração dois dias após o primeiro atendimento no trailer.
Além de ser um gesto de amor e respeito aos animais, a Secretaria de Saúde de Benevides confere ao Castramóvel o status de política pública permanente para promover a saúde dos pets, fazer o controle de doenças e evitar o aumento excessivo da população de cães e gatos na cidade.
“Ação é de suma importância para a saúde pública, para quem tem mais de um animalzinho, também as condições financeiras, que a gente sabe que é um custo alto. Então, para quem não tem essa condição, está acessível para as pessoas virem fazer a castração dos seus bichinhos”, explica a dona de casa Kelly Sampaio.
“É um cuidado da Prefeitura com a comunidade. Tem sido muito bom. A gente confia que vai ter uma próxima vez e a gente pode trazer outros gatinhos também”, afirma a estudante Gabrielle Toledo.
“Isso é uma boa ação, porque você sabe que tem gente que não tem a condição de pagar a castração, que isso é muito caro, né? É bom demais para a população”, comemora Francisco Teixeira, motorista de ônibus.
Na ação de dezembro o Castramóvel fez o procedimento de castração em 63 animais, sendo 47 gatos e 16 cães.
O projeto é realizado mensalmente e percorre os bairros da cidade levando saúde para os animais, seus tutores e a comunidade em geral. A próxima ação está programada para janeiro de 2025.