Prefeitura de Benevides mobiliza Mutirões Contra a Dengue em ações preventivas

20/02/2024 09h36 - Atualizada em 20/02/2024 09h40

No combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e das doenças por ele transmitidas, como Dengue, Zika e Chicungunha, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), tem intensificado esforços por meio de caminhadas de sensibilização e orientação. Já foram realizadas duas dessas iniciativas, com a participação ativa dos servidores da Vigilância em Saúde e da Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros envolvidos.

A primeira caminhada, ocorrida em 09/02, percorreu partes dos bairros Santa Rosa, Independente, Médice e Centro, enquanto a segunda, em 16/02, concentrou-se na COHAB e na comunidade Nossa Senhora do Carmo. Durante esses eventos, a comunidade foi orientada sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito, sendo alertada sobre os riscos associados à sua proliferação.

“Nas caminhadas, convocamos todos os servidores da Vigilância em Saúde como também os servidores da UBS dos bairros. Nos dias que antecedem a caminhada, ACS e ACEs distribuem sacos de lixo e orientam a população a recolher todos os tipos de objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito se multiplicar”, declarou Marluci de Paula, Diretora de Vigilância em Saúde.

Próxima ação está agendada para sexta-feira, dia 23, no bairro do Maguary, com encerramento previsto em frente à prefeitura. A colaboração da população é fundamental, sendo convocada a recolher objetos que possam acumular água, como parte das medidas preventivas. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOVI) também se junta à causa, providenciando a coleta de lixo logo após a caminhada, contribuindo para a limpeza e segurança das áreas percorridas.

A Prefeitura de Benevides segue trabalhando para orientar e alertar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti para que o nosso município esteja livre de Dengue, Zika e Chicungunha.