Castramóvel continua oferecendo atendimento em Benevides

26/01/2024 09h14

Mais uma etapa do programa de castração de cães e gatos, mantido pela Prefeitura de Benevides, foi realizada no municipio, desta vez, no bairro Santos Dumont. O veículo Castramóvel, trazendo quatro profissionais veterinários e comportando consultório e espaço de cirurgia, atendeu 55 animais (20 cachorros e 35 gatos). Estes pacientes foram submetidos a exames, e, em seguida, ao procedimento cirúrgico.

Além de impedir a procriação, a castração também é importante para evitar uma série de doenças nos animais, principalmente nas fêmeas, como explicou a veterinária Clara Contente. "Muitas vezes, na tentativa de controlar o cio das fêmeas, as pessoas aplicam anticoncepcionais. Esses injetáveis, com o uso constante, podem causar câncer no útero ou na mama, além de outras infecções. O animal pode não desenvolver a doença quando jovem, mas quando idoso, as doenças vão surgindo. Por isso, é mais saudável castrar", explicou ela.

Morador do bairro Maguari, Edson Oliveira levou para serem submetidos à cirurgia o cachorro Pelé e a gata Liza. " Este é um serviço importante. Muitas vezes, as pessoas não têm condições financeiras de pagar uma cirurgia para seu pet. O atendimento no Castramóvel é ótimo. Que bom que a prefeita teve esse cuidado, esse carinho com nossos animais", declarou.

As cachorras Branquinha e Malhada, ambas de 1 ano de idade, foram levadas para atendimento pela tutora Graça Silva, moradora do bairro Santos Dumont. "Este é um ótimo projeto. Já consegui castrar 2 gatos e uma gata, hoje trouxe minhas duas 'filhas' e amanhã trago meus outros dois gatinhos. No dia do cadastro, cheguei às 4 da manhã para conseguir inscrever todos", disse ela, demonstrando todo seu cuidado e amor com seus pets.

O Castramóvel seguirá para outros bairros e distritos de Benevides. Os locais de atendimento serão divulgados nas redes sociais da Prefeitura.