Secretaria Municipal de Saúde

Ouvidoria municipal da saúde de Benevides divulga dados positivos sobre os serviços prestados à população

14/12/2023 09h26

O Papel da Ouvidoria na Gestão de Saúde do Município, abordando este tema, a Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou a 2a Capacitação da Ouvidoria / SUS Benevides. O evento, direcionado aos servidores da Saúde, teve por objetivo esclarecer dúvidas e ressaltar a importância do trabalho realizado por este órgão.

A Ouvidoria é o setor que recebe manifestações dos usuários do sistema, tais como: reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações, entre outras relacionadas aos serviços prestados pelo SUS.

O encontro de capacitação, realizado na quarta-feira, 13,  contou com a presença de Andréa Nunes, coordenadora das ouvidorias do Estado; Rodrigo Balieiro, secretário de Saúde de Benevides; Luciclea Ferreira, coordenadora geral da Ouvidoria de Benevides; e Maria José Coutinho, coordenadora da Ouvidoria SUS Benevides. Durante o evento, foi feita a divulgação dos números relacionados às manifestações recebidas neste segundo semestre de 2023. Foram 45,11% de elogios e 39,85% de reclamações. Na avaliação da equipe da Ouvidoria, estes dados percentuais mostram que os serviços de Saúde no município estão sendo bem trabalhados.

Outro momento de destaque na capacitação foi a certificação das unidades de saúde que mais receberam elogios neste mesmo período. E o resultado foi: 1° lugar: USF Maguary; 2° lugar: Urgência e Emergência Paraíso do Murinin e 3° lugar: USF Santos Dumont. Ao final, houve sorteio de vários brindes.