Dia D de vacinação movimenta postos de atendimento em Benevides

27/11/2023 15h02

Dona Maria do Carmo Régis, 76 anos, moradora do bairro  Médici, chegou cedo ao posto de vacinação instalado na CMEI Berço da Liberdade. No local, foi a primeira a ser atendida e imunizada contra a Influenza - Gripe. Com a caderneta de vacina atualizada, ela revelou que se preocupa muito com sua saúde. "Até gripei este ano, mas foi leve. Logo fiquei curada", disse. Ela está inclusa no grupo prioritário alvo do Dia D da Vacinação, ocorrido sábado, 25.

As equipes de saúde de Benevides atenderam em postos distribuídos na sede do município e em todos os distritos. Dados da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA indicam que, só no Dia D, a cobertura vacinal atingiu 8% do público alvo. Um percentual que deverá subir nos próximos dias, visto que a campanha segue até o dia 15 de dezembro.

No posto instalado na CMEI Florescer teve choro. Levado pelos pais, Edinelson e Luciele, o pequeno Álvaro Vieira, de 2 anos de idade, aluno da CMEI, chegou com os irmãos menores de 4 anos e de 3 meses. Os pais das crianças destacaram que se preocupam muito com a imunização dos filhos. "As carteiras de vacinação estão em dia", afirmou a mãe. Mas, a dor provocada pela picada da seringa fez seu efeito e  o choro das crianças ecoou pela sala. "É o choro da saúde", confortou a gestora Cida Seabra, que acompanhou toda a movimentação.

O coordenador de Imunização da SEMSA, Milton Jr, informou que no sábado, durante o principal dia da campanha, foram entregues os discos de vacina, instrumentos que facilitarão o monitoramento rápido vacinal feito pelas equipes de saúde.

A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e esta é a segunda campanha nacional de combate à Influenza este ano.