Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Benevides redobra os cuidados contra o câncer na campanha Outubro Rosa

01/11/2023 10h45 - Atualizada em 01/11/2023 10h53

O Outubro Rosa - Campanha de Prevenção do Câncer de Mama - foi marcado em Benevides pela realização de ações diversas de esclarecimento sobre os cuidados para se evitar, diagnosticar e tratar esta doença. A programação foi coordenada pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde (SEMSA).De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo mais incidente no Brasil, representando 28% dos casos - o primeiro é o câncer de pele não melanoma. As Unidades de Saúde de Benevides se mobilizaram redobrando orientações e alerta, fixando o convite para que todas as mulheres busquem informações e atendimento nos postos de saúde do município, não apenas em outubro, mas durante todos os meses do ano, afinal, esta doença chega de forma silenciosa e muitas vezes, pode ser detectada no autoexame, aquele em que a mulher ergue o braço e, com toques, examina a mama minuciosamente.

"Nossa gestão municipal vem cuidando com carinho das mulheres de Benevides. Estamos aproveitando este 'Outubro Rosa' para chamar todas a ouvirem as palestras e ficarem atentas aos sinais de risco. Queremos que elas saibam que todas são bem-vindas em nossos postos de atendimento durante todo o ano", convidou Railane Lucena, coordenadora de Saúde da Mulher e da Criança da SEMSA. Ela explicou que o câncer de mama incide com mais frequência em mulheres de 50 a 69 anos, mas outras faixas etárias também estão propensas a contrair este mal. "Por isso a prevenção e o diagnóstico são importantes", completou Railane.

Convidada para conduzir palestras, a enfermeira tenente Débora, da Marinha Brasileira, falou sobre predisposição e fatores que podem desencadear no câncer e o que pode ser feito para tentar evitar a doença. "Trata-se de nódulo geralmente fixo e indolor, por isso, muitas vezes, fica mascarado", identificou ela, completando que os homens também podem ser atingidos , chegando a 1% de casos na população masculina.

Presente na palestra realizada em Benfica, a estudante Sabrina Medeiros, 19 anos, destacou a importância da conscientização das mulheres para combater esta doença. "O 'Outubro Rosa' é uma campanha esclarecedora para as mulheres, muitas são leigas neste assunto, moram em comunidades afastadas e têm pouco acesso à informação", ponderou.

A campanha Outubro Rosa em Benevides encerrou no dia 31 com programação realizada nas Unidades de Saúde de Canutama, Paricatuba e Centro.