Prefeitura de Benevides promove curso para manipuladores de açaí

30/10/2023 15h03 - Atualizada em 06/11/2023 11h38

Manipuladores de açaí e bacaba que comercializam os produtos em Benevides participaram, nos dias 26 e 27, de um curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e em parceria com a 1ª Regional de Saúde do Governo do Estado. Esta capacitação é realizada todos os anos no município para estimular os comerciantes a manterem as boas práticas e ficarem atualizados sobre os procedimentos que envolvem essas iguarias tão apreciadas pelos paraenses, principalmente o açaí. E, também, tem o objetivo de garantir produção de qualidade para o consumidor.

"Todos os anos eu participo do curso e levo as informações para meu filho, que também tem ponto de venda, mas não pode vir porque é um horário que está batendo açaí. Acho muito importante ouvir, aprender e relembrar tudo o que é repassado aqui", disse a comerciante Suely Gomes de Lima, que tem ponto de venda de açaí no Centro de Benevides. Muitos participantes fizeram perguntas e esclareceram dúvidas, o que tornou o evento bem dinâmico.

Por ser um alimento energético, rico em antioxidantes e de alto valor nutritivo, o açaí tem se destacado na exportação e ocupa lugar especial na refeição dos nortistas. Às vezes é a própria refeição de muitas famílias. O curso expôs a necessidade de boas práticas, desde a importância fundamental da limpeza dos frutos, o preparo da água e a limpeza de todo o ambiente. Também foram expostos os riscos à saúde, principalmente o perigo da doença de Chagas, em caso da lavagem dos frutos não ser feita de forma adequada. A diretora da Vigilância em Saúde de Benevides, Marluci de Paula, explicou que a capacitação e qualificação dos batedores de açaí por meio deste curso se faz extremamente necessária. "Assim como já somos referência em outros setores, queremos também o nosso açaí como referência", pontuou.