Prefeitura de Benevides inicia aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em idosos do município
Secom
A ação faz parte do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, sendo um dos primeiros grupos a serem contemplados pela sua suscetibilidade e maior riscos a terem complicações e evoluir ao óbito
Dona Rosa chegou cedo. Aos 72 anos, a aposentada se produziu para receber a segunda dose do imunizante CoronaVac, para proteção contra o coronavírus. “Botei minha melhor roupa, acordei cedo e vim tomar a segunda dose. É um dia especial, porque representa a vida. Em um momento que muitos se foram, ser vacinada é uma dádiva”, pontuou.
Dona Rosa foi a um dos nove pontos montados pela Prefeitura Municipal de Benevides, em igrejas e escolas para aplicação da segunda dose da vacina, para idosos acima dos 70 anos. O atendimento também acontece em dois pontos de drive thur, em frente ao CIC e na Academia de Saúde de Benfica.
A vacinação para segunda dose da vacina acontece até o dia primeiro de abril, de 8h às 13h30.
Já o aposentado Mauro de Abreu, 70 anos, agora imunizado, reforçou a importância da vacinação e prevenção. “A vacina é fundamental no combate. É mais uma aliada. Meu desejo é que todos os idosos se vacinem e não fiquem com medo, porque não dói e é segura”, disse.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Benevides, Rodrigo Balieiro, os idosos fazem parte do grupo prioritário, um dos grupos que mais corre o risco de contrair infecções causadas pelo novo coronavírus. “A faixa etária acima dos 60 anos é a que mais evolui a óbitos em todo mundo, até por isso foram os primeiros a ser protegidos com imunizantes”, disse
O titular da SEMSA reforça, ainda, que a população confie na ciência e não dê ouvidos à notícias falsas que circulam a respeito da vacina, que foi desenvolvida após muito testes e estudos clínicos. “Toda vacina só é aprovada quando é eficaz. As vacinas são seguras e todos precisam tomar as duas doses para estar 100% imunizado. Só a partir das duas doses é que o organizamos vai criar anticorpos para combater o vírus”.
Idosos que tenham dificuldade de locomoção serão vacinados através de agendamento pelo contato (91)9.8197-6999 por ligação ou mensagem instantânea.
Até o dia 30 de março, Benevides aplicou 6.843 doses da vacina contra a covid-19.