Secretaria Municipal de Saúde

Ouvidoria do SUS de Benevides participa de projeto nacional da Fiocruz, do Rio de Janeiro.

Cidade foi uma das quatro selecionadas no estado do Pará por ser referência em atendimento.

25/02/2021 14h10 - Atualizada em 25/02/2021 14h17
Secom

A Ouvidoria SUS da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), da Prefeitura de Benevides, foi uma das quatro cidades do estado do Pará, selecionadas para participar de um projeto nacional da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Rio de Janeiro.Por conta da pandemia de covid-19, a reunião aconteceu de forma virtual

O objetivo é implantar o programa “Sistema de Acreditação do SUS”, para desenvolver uma ferramenta onde usuários do Sistema único de Saúde (SUS) terão atendimentos com mais agilidade.

 Além de Benevides, as cidades de Belém, Marabá e Santarém, também participam do projeto-piloto.

A primeira reunião entre representantes das cidades, Secretaria Estadual de Saúde e especialistas da FIOCRUZ aconteceu de forma virtual.

O ouvidor municipal do SUS em Benevides, Davi Machado, diz que a cidade foi selecionada porque é referência na Região Metropolitana no atendimento pela ouvidoria.Davi Machado, ouvidor municipal do SUS

A gente tem uma das melhores práticas de ouvidoria dentro do estado do Pará. Nossa ouvidoria já foi representada na Conferência Nacional de Saúde. Estamos apresentando resultados e com isso, fomos agraciados por esse convite da FIOCRUZ e vamos continuar desenvolvendo um grande trabalho para nossa população”, pontuou.

 Um dos coordenadores da pesquisa pela FIOCRUZ, Fernando Bessa, diz que o município de Benevides foi objeto de análise e foi escolhido pelas boas práticas.

  “Neste primeiro momento, foram selecionadas 25 ouvidorias para serem convidadas a aderirem ao processo de acreditação institucional. A Ouvidoria Municipal de Saúde de Benevides foi selecionada pelos métodos e iniciativas protagonizadas”, disse.

 A ouvidoria SUS é o setor responsável por receber reclamações, sugestões e elogios dos cidadãos em relação aos serviços prestados nas unidades de saúde do SUS gerenciadas pelo município. A opinião da população pode ser deixada via caixa de sugestões, espalhadas pelas 27 unidades de unidades da família ou por atendimento telefônico.

 “A gente procura ser a ponte entre o gestor do SUS e a população. É mais uma ferramenta de participação da população na política do SUS. Estamos sempre dispostos a ajudar e melhorar cada vez mais nosso atendimento” reitera Davi Machado.

 Serviço

A sede da Ouvidoria Municipal do SUS em Benevides funciona no prédio da Unidade Básica de Saúde, no bairro Centro. O atendimento também é feito via ligações ou por mensagens através do número (91)9.9238-2924, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17 horas.