Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Benevides leva o sucesso de seus projetos ambientais para painéis da COP 30

Em destaque, os programas Benevides Recicla e Ecobarreira, executados no município. 

15/11/2025 16h00
Secom

Benevides tem marcado presença nos pavilhões da COP 30 apresentando ações de educação ambiental, como programa Benevides Recicla e o Ecobarreira, que abriram espaço para soluções inovadoras de reaproveitamento de resíduos sólidos e limpeza de rio. Na sexta-feira, 14, uma equipe da gestão municipal, participou de debates em estandes da Conferência onde, além de expor o trabalho que vem sendo realizado envolvendo toda a população, fez importantes contatos para trabalhar a ampliação do programa.

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido constante nas ações do governo municipal de Benevides. “O letramento ambiental deve acontecer em todos os setores, não apenas nas escolas”, observou Roseli Barbosa, diretora da ONG Espaço Urbano, parceira da Prefeitura de Benevides no programa Benevides Recicla. Ela completou que o movimento é uma realidade local porque o poder público é seu grande influenciador. 

O tema central da COP 30, que está sendo realizada em Belém, hoje capital do Brasil, é propor medidas urgentes para implementar ações concretas de preservação da vida no Planeta, com enfoque nos impactos causados pelas mudanças climáticas. As apresentações e discussões estão sendo promovidas por meio de painéis diversos. Convidada para relatar as experiências feitas no município que administra, a prefeita de Benevides, Luziane Solon, foi enfática: “Temos que unir forças para evitar o aquecimento global. Em Benevides, estamos seguindo o caminho da sustentabilidade trabalhando projetos como o Benevides Recicla e o Ecobarreira”, destacou. Ela se referiu aos projetos de educação ambiental que vêm sendo implantados em todo o município.

Ecobarreira 

Instalada em um dos braços do rio Benfica, próximo ao centro de Benevides, a primeira ecobarreira do Pará impede a passagem de entulhos e evita que este material siga o curso das águas. Trata-se de uma estrutura flutuante que funciona como um filtro contentor de materiais como garrafas plásticas e outros. “É um sistema que está dando certo em nosso município”, comemorou a prefeita. 

Reciclagem 

O programa Benevides Recicla foi instituído pela lei municipal 1.482, sancionada em abril de 2024. Neste espaço de tempo, os espaços Eco Troca, com a participação ativa da população, já retiraram das ruas mais de 200 toneladas de resíduos sólidos. Tudo é encaminhado para a cooperativa parceira Reciclaben e, de lá, segue para reaproveitamento nas empresas.

Portal de Entrada da COP 30 

O território de Benevides está inserido em sua totalidade no bioma da Amazônia. Localizado na região metropolitana de Belém, o município é cortado por vários rios e igarapés, mantendo uma diversidade muito grande de nascentes. As áreas formadas por florestas – algumas fechadas – se destacam no mapa local. Por estes fundamentos, e por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido de construção de trilhas ecológicas e preservação ambiental, a gestão municipal adotou o lema “Benevides, portal de entrada da COP 30”.