Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

De empreendedor a anfitrião global: Benevides capacita comerciantes com inglês para a COP 30

Benevides prepara o comércio local e moradores para atender turistas e visitantes estrangeiros

04/10/2025 09h02 - Atualizada em 04/10/2025 10h01
Secom

Alunos dedicados na Usina da Paz aprendendo a apresentar a cultura, gastronomia e os pontos turísticos de Benevides em inglês. Preparação total para o evento global.

A Prefeitura de Benevides, em parceria com o Governo do Estado do Pará, criou turmas especiais de Inglês Básico voltadas para empreendedores, comerciantes, estudantes e moradores do município. A iniciativa faz parte da preparação da cidade para a COP 30, que será realizada em Belém, mas que contará com programações culturais e turísticas que devem atrair visitantes internacionais para Benevides. 

Durante dois meses de aulas, os alunos estarão imersos no aprendizado da língua inglesa, com foco em situações práticas e dinâmicas que valorizam a cultura e a riqueza amazônica local. O objetivo é garantir um atendimento acolhedor e eficiente para os visitantes de diferentes países.

A Prefeitura de Benevides foi além e criou um livro de inglês exclusivo para o curso da COP 30. O material é impresso e focado no dia a dia da cidade, com ilustrações e textos sobre os pontos turísticos e situações comuns de Benevides, garantindo um aprendizado 100% contextualizado para acolher os estrangeiros.

Foco na Comunicação Prática

As aulas acontecem na Usina da Paz de Benevides e na Escola Estadual Ana Teles, e seguem até a proximidade do evento internacional. O metodologia foi pensada para o atendimento direto ao público.

"A gente tá aqui com uma turma de iniciantes. Eles estão aprendendo como cumprimentar as pessoas, como falar sobre as direções para orientar os estrangeiros, como ajudar o turista, e estão aprendendo a falar sobre sua cidade, cultura, história, pontos turísticos, gastronomia e tudo que envolve Benevides que está no coração da Amazônia,” explica Marina Dias, professora de inglês nas turmas da Usina da Paz.

″O aprendizado é pra toda vida!″ O empreendedor Max Lobato e outros moradores se qualificam no idioma, transformando a expectativa da COP 30 em desenvolvimento pessoal e profissional.

Oportunidades para a Vida

Os alunos demonstram grande entusiasmo com a chance de adquirir uma nova habilidade para a vida e para os negócios.

A atriz, empreendedora e servidora pública, Lene Medeiros, viu no curso a oportunidade de mudar uma realidade pessoal. Lene diz já ter perdido oportunidades profissionais por não falar inglês. “Os professores possuem uma didática e uma metodologia maravilhosa. A gente está aprendendo a se comunicar em inglês muito rápido! Cada aula a gente vai assimilando um pouco mais de forma muito leve e divertida,” revela Lene.

O professor Wilton Almeida reforça o propósito: “Quando nós pensamos na criação deste curso, nós queríamos ajudar os empreendedores a se comunicarem de forma eficiente com o inglês básico para atender o estrangeiro durante a COP 30. E está dando muito certo! O alunos interagem e são bastante dedicados em aprender mais e mais”

O empreendedor Max Lobato, dono de uma padaria no município, está focado nos benefícios a longo prazo. "A minha expectativa para este curso é que a gente possa oferecer um ambiente mais favorável para as pessoas de outros países que falam inglês. E este aprendizado é para toda vida, né? Quando eu for viajar para outro país, já vou conseguir desenvolver bem no inglês."

A didática focada no cotidiano garante que os alunos assimilem o inglês rapidamente. Benevides se preparando para ser também anfitriã da Conferência do Clima.

Essa preparação é mais uma demonstração do empenho do município em receber o mundo de braços abertos e em mostrar, com orgulho, tudo o que o que Benevides – no coração da Amazônia - possui de melhor.

ABAIXO VEJA MAIS FOTOS DAS SALAS DE AULA: