Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Benevides Recicla: transformando resíduos em oportunidades sustentáveis

31/01/2024 15h31 - Atualizada em 05/02/2024 15h17

A tarde da última terça-feira, 30, marcou um avanço na história da coleta seletiva em Benevides com o lançamento do programa Benevides Recicla. Esta iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura Municipal de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), Natura, cooperativa Reciclaben e a ONG Espaço Urbano.

Sérgio Talocchi, Gerente de Meio Ambiente da NaturaO Recicla Benevides não é apenas uma abordagem convencional para lidar com resíduos, mas sim uma plataforma abrangente que promove a gamificação, a utilização de moeda humanitária e a educação ambiental. “Que a população tenha condições de participar desse movimento, desse engajamento para coleta seletiva e que todo esse resíduo quando coletado seja bem destinado, que passe pela cooperativa de catadores do município e que gere renda e melhoria de qualidade de vida para essas famílias”, disse Sérgio Talocchi, Gerente de Meio Ambiente da Natura.

Roseli Barbosa, gestora de projetos da ONG Espaço UrbanoRoseli Barbosa, gestora de projetos da ONG Espaço Urbano, falou sobre as expectativas para a implantação do projeto no município: “As expectativas são as melhores, mas pela Espaço Urbano e pelo que a gente conheceu da cidade, é que Benevides se torne uma referência, não só no Pará, mas em âmbito nacional.”

A Presidente da Reciclaben, Márcia Sousa, agradece pela parceria “A gente espera alcançar bem mais que a gente já tem, e mais uma vez eu quero agradecer pelo apoio e pela parceria, muito, muito obrigado mesmo.”

Através dessa união de esforços, a comunidade de Benevides será sensibilizada e mobilizada a adotar práticas sustentáveis e promover um ambiente mais verde.

A Prefeita de Benevides, Luziane Solon, destaca a importância de falar em sustentabilidade e coleta seletiva neste momento, já que Belém será sede para a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em novembro de 2025: “É muito importante falar de um projeto como esse, principalmente nesse momento que antecede a COP 30. Muito mais do que falar de Amazônia, é dizer que estamos contribuindo com o meio ambiente.”

Essa iniciativa não só fortalece a economia local, incentivando a reciclagem e a reutilização de materiais, mas também promove uma conscientização ambiental crucial para o futuro do planeta. O Benevides Recicla é mais do que uma campanha de reciclagem, é um projeto que demonstra como a colaboração setorial pode gerar impactos positivos para o meio ambiente e para toda a população.