Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura realiza ação para coleta de resíduos eletrônicos

17/01/2024 15h52

Mais uma ação em benefício do meio ambiente foi promovida pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT). Foi o Descarte de Resíduos Eletrônicos, com fixação de um ponto de coleta de equipamentos sem uso. Até às 14h da quarta-feira, 17, data da ação, dezenas de aparelhos como televisores, telas de computador, notebooks, celulares, controles remoto, CPUs, impressoras e centenas de pilhas foram levados pelos moradores de Benevides para descarte.

A ação ambiental foi realizada em parceria com o Instituto Descarte Correto, que trabalha reaproveitando o chamado lixo eletrônico. Esses resíduos recolhidos em coleta são utilizados na montagem e manutenção de polos interativos em todo o Pará, capacitando jovens e adultos, como explicou o diretor do Instituto, Leonardo Botelho. "No ano passado, conseguimos retirar do meio ambiente mais de 50 toneladas de resíduos eletrônicos e mais de 70 computadores foram doados para projetos de inclusão digital. Nossa parceria é com Secretarias de Meio Ambiente de todo o Estado", destacou.

"Esse programa é uma boa ideia para o meio ambiente e para a gente que, muitas vezes, não sabe o que fazer com esse material todo que não nos serve mais", expôs Catarina Ellen, moradora do bairro Liberdade. Ela levou para o ponto de descarte dois aparelhos de TV.

"Muitos desses materiais têm produtos tóxicos que, depositados em locais inadequados, podem causar danos ao lençol freático, ao meio ambiente todo e à saúde pública. Esta parceria com o Instituto é importante e nós vamos intensificar porque sabemos da importância de cuidar bem desta casa que é o nosso Planeta", destacou a titular da SEMMAT, Socorro Oliveira.