Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura de Benevides capacita mais uma turma no artesanato sustentável da ecobijuteria

30/11/2023 19h43

Folhas de revista, embalagens de sabonete, caixas de perfume e materiais semelhantes, que geralmente vão para o lixo, podem se transformar em pulseiras, brincos e colares, possibilitando uma alternativa de renda ou mesmo uma relaxante forma de lazer seguindo uma atitude ambientalmente correta. Todas essas ideias foram repassadas para as alunas da oficina de Ecobijuterias / módulo avançado, uma parceria da Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), via Sala Verde, com a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Durante a oficina em Benevides, no trançar e finalização de cada peça, tudo sob os olhos atentos e as orientações preciosas da coordenadora do curso, Luciana Batista, do CEAM, as alunas foram aprendendo que muitos materiais podem ter outro destino que não o lixo, inclusive podem resultar em obras com possibilidade de retorno financeiro, movimentando a economia local.

Este ano, 4 cursos de Ecobijuterias foram realizados na Sala Verde, capacitando uma média de 40 pessoas. "A realização destes cursos em 2023 é resultado de uma sinergia positiva e produtiva no âmbito da educação socioambiental, criando uma parceria salutar no fortalecimento de uma cultura sustentável", avaliou Rogério Parreira, coordenador da Sala Verde. Ele acrescentou que novos cursos e oficinas estão programados para o próximo ano.