Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura de Benevides forma turma de condutores de trilha

11/10/2023 09h28 - Atualizada em 11/10/2023 11h40

"Não é um aprendizado apenas para sobrevivência na selva, mas para a vida", resumiu o subtenente Fortunato, do Corpo de Bombeiros, sobre o curso Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas, promovido pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo (Semmat), em parceria com o governo do Pará - via Secretaria de Estado de Turismo, Ideflor Bio e Corpo de Bombeiros. A turma, formada por 17 alunos, teve aulas práticas intercaladas com aulas teóricas, no período de duas semanas. O encerramento foi na quinta-feira, 5.Na última aula prática, os participantes, orientados pela equipe do Corpo de Bombeiros,  percorreram trilha no meio da mata onde receberam informações sobre o uso de meios de orientação como a bússola, leitura de mapa, o sol e relógio analógico.

O ponto alto foi a simulação de resgate de pessoa ferida. "Foi além da minha expectativa, principalmente está parte de resgate e primeiros socorros", opinou o aluno Alex da Silva, identificador civil. Ele revelou que ficou sabendo do curso pelas redes sociais da Prefeitura.

Estudante de Educação Física do convênio Forma Pará - Universidade do Estado do Pará/Prefeitura de Benevides - Manoel Gregório acrescentou que este experimento veio somar com que é estudado principalmente na disciplina Práticas Corporais de Aventura.

A proprietária do Sítio Pinheiral, Benedita Ana, local onde foram realizadas as aulas práticas, mencionou a importância da harmonia entre o ser humano e a natureza. "É preciso conhecer para saber trilhar os caminhos na floresta", destacou.

A entrega dos certificados foi feita na sede da Semmat. "Este curso foi sonhado e agora realizado. Precisamos promover esses eventos. Temos muitas áreas em Benevides para serem mostradas, mas isso precisa ser feito com cuidado e responsabilidade, por isso a formação de pessoas para atuar nesse campo é fundamental", enfatizou a secretária do meio ambiente de Benevides, Socorro Oliveira.