Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Aula sobre compostagem doméstica, promovida pela Prefeitura de Benevides, atrai interessados no aproveitamento de resíduos

02/10/2023 14h40

Resíduos orgânicos como restos de frutas, legumes e verduras; pó de café e de serragem de madeira; aparas de ervas e de poda, misturados e devidamente acondicionados, resultam em adubo riquíssimo em nutrientes. Esse ensinamento foi repassado para a turma do curso de Compostagem doméstica, promovido nos dias 27 e 28 de setembro, pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo (Semmat). Na parte prática do curso, os alunos trabalharam a mistura dos resíduos, aprendendo o que pode e o que não deve ser utilizado, assim como todo o processo, tempo e utilização. O coordenador de Meio Ambiente da Semmat, Rogério Parreira, condutor do curso, explicou que a compostagem é a reciclagem natural do resíduo orgânico e que, além da produção do adubo, a prática traz o benefício de evitar o acúmulo de produtos em lixões e aterros sanitários. "A compostagem é uma reciclagem natural do resíduo orgânico. Trata-se da forma certa de dar o destino ambientalmente correto a esses materiais", destacou ele.