Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Prefeitura de Benevides promove curso na área ambiental

27/09/2023 17h14

Teve início na segunda-feira, 25, o curso Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas, mais um investimento da Prefeitura de Benevides na capacitação dos benevidenses e no cuidado com o meio ambiente. O curso, com duração de duas semanas, está sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo - Semmat, em uma Parceria com o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Ideflor-Bio e Corpo de Bombeiros. Na primeira parte, os alunos adquirem conhecimentos básicos sobre as Unidades de Conservação - o que são e como estão divididas e distribuídas - segurança, legislação, nós, amarrações e até noções de atendimento hospitalar. A parte prática será realizada na trilha do Pinheiral, na estrada do Taiassuí. As aulas estão sendo conduzidas pelo engenheiro ambiental Diego Barros.

Uma parte do território do município de Benevides, juntamente com Belém, Ananindeua, Marituba e Santa Izabel, integra o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, que pertence ao Grupo de Proteção Integral, de propriedade da antiga fábrica da Pirelli. No total, são 63,67 km2 de área.
Em Benevides, a quantidade de trilhas ecológicas também é bem significativa, por isso, a intenção da atual gestão municipal é preparar devidamente condutores para visitações monitoradas e seguras, respeitando o meio ambiente.