Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Sucesso total! Iniciativa ambiental no Sassaricando arrecada 30 mil latinhas

23/06/2023 14h19 - Atualizada em 23/06/2023 14h28

No atual cenário global de preocupação com o meio ambiente, é cada vez mais importante valorizar iniciativas que promovam a conscientização e ações sustentáveis. Um exemplo brilhante disso foi a campanha ambiental no Sassaricando, promovida pela Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT) em cooperação com a RECICLBEN, cooperativa dos catadores de material reciclável de Benevides que realiza o trabalho de coleta nas comunidades e empresas do município, que irá receber e dar o destino a adequado ao material arrecadado.

A ação teve como objetivo incentivar a reciclagem de latinhas de alumínio, oferecendo um copo personalizado como recompensa para aqueles que contribuíram com o descarte correto desses materiais, levando até os postos de troca no mínimo 12 latinhas. Essa iniciativa se mostrou um verdadeiro sucesso, engajando a comunidade local e promovendo a preservação do meio ambiente.

A iniciativa alcançou um alto índice de participação da população e em apenas três dias de ação foram entregues 2,350 copos e por volta de 30 mil latinhas arrecadadas, pois mesmo após o fim do estoque, as pessoas continuaram a levar latinhas para os postos de troca, mais uma prova de que a iniciativa alcançou seu objetivo em conscientizar a população.

“Adorei a ideia é uma forma simples de incentivar a reciclagem e reduzir o lixo. Além disso, o copo é super útil”, comentou a estudante Renata Silva, que passeava pelo Sassaricando e garantiu seu copo ecológico.

Além de conscientizar sobre a reciclagem, a campanha também estimula a redução do lixo durante o evento. As latinhas de alumínio são materiais recicláveis e, quando devidamente descartadas, contribuem para a diminuição da extração de minérios, economia de energia e redução da poluição.

A adesão maciça da população demonstra que iniciativas simples, porém bem estruturadas, podem fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável.