Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Benevides sedia Curso de Capacitação de Gestão Ambiental Municipal do Governo do Estado

03/03/2023 14h28 - Atualizada em 03/03/2023 16h35

Iniciado na segunda-feira, 27.02, e finalizado nesta quinta-feira, 02.03, o curso de Gestão Ambiental Municipal, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), foi ministrado no Centro Mariápolis, com a participação de 32 servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente de Benevides, Santa Bárbara, Marituba, Ananindeua e Bujaru.

O curso abordou temas como análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), fiscalização ambiental, legislação e educação ambiental. A atividade qualificou gestores e técnicos de meio ambiente para apoiar o fortalecimento da gestão ambiental municipal.

A secretária municipal de meio ambiente e turismo, Maria do Socorro Fernandes de Oliveira, ressalta a importância desta qualificação para os servidores da SEMMAT e enfatiza que o curso os qualifica para práticas de fiscalização e regularização ambiental.

“As capacitações disponibilizadas pela SEMAS, abordando os temas: Fiscalização Ambiental, Educação Ambiental e Análise e Validação do Cadastro Ambiental Rural são muito importantes para o fortalecimento da gestão ambiental municipal, pois, possibilitam a ampliação dos conhecimentos e da atuação dos servidores da Fiscalização, construindo práticas apropriadas aos diferentes cenários que encontramos em nosso município, para atuarem com maior segurança desde o acolhimento de denúncias, até o momento das vistorias e emissão de pareceres técnicos.”

No último dia de curso, para a palestra sobre Crédito de Carbono e Mudanças Climáticas, além dos servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente, também participaram servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI) de Benevides.

A capacitação dos servidores fortalece ainda mais as ações da SEMMAT. Desta forma, os fiscais do município podem contribuir com a fiscalização do municipal e consolidar a parceria com o Estado na vigilância contra crimes ambientais.