Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Projeto #PartiuIDEB fortifica a qualidade de ensino no município de Benevides

O projeto tem como objetivo preparar alunos do 5º e 9º da Rede Municipal de Ensino, para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Mas além da prova, preparar os alunos do presente para o futuro.

29/11/2021 11h16 - Atualizada em 21/12/2021 12h48

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou ações do #PartiuIDEB, um projeto que nasceu do GT de Programas e Projetos, coordenado pela professora, Kelly Calderaro, da SEMED.

O projeto tem como objetivo preparar alunos do 5º e 9º da Rede Municipal de Ensino, para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece de dois em dois anos. Mas além da prova, preparar os alunos do presente para o futuro.

A prova, de português e matemática, que já está sendo aplicada nas escolas, avalia e permite ao Inep um diagnóstico da educação básica brasileira e fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O município de Benevides, atualmente, desponta no melhor Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB) do estado do Pará. O desempenho dos alunos alcançou nota 6,1 no fundamental I. O resultado para esta etapa de ensino é acima da meta traçada pelo município (4,9) e pelo Ministério da Educação (6,0).

Após um longo período dentro de casa por causa da pandemia, os alunos voltaram aos poucos a ocupar a escola, com o avanço da vacinação no município. Antes disso, eles recebiam as atividades, realizavam em casa e depois devolviam para a escola, para correção e auxílio do professor.

Aos sábados foram realizadas aulas de português e matemática, na modalidade online, para todos os alunos. As aulas contavam numa média de mais 300 pontos conectados, em que estavam os estudantes, distribuídos nas casas e nas escolas.

Os gestores, professores, alunos, famílias, e toda comunidade escolar se envolveram ativamente na organização das aulas nas escolas, que contou com pequenas premiações para os alunos e muitas vibrações positivas para que eles se sentissem seguros e capazes.

A Prefeita, Luziane Solon, se fez presente em todas as fases de preparação dando atenção redobrada à educação no aspecto físico e pedagógico. “Todos fazemos parte desse processo de construção para um ensino de qualidade no nosso município, que já está tendo um resultado positivo. Quando a gente pensou nos aulões para os nossos alunos, a gente pensou no futuro, lá na frente quando eles forem fazer a prova do vestibular. Nós temos os melhores professores, um time de qualidade para acompanhar as nossas crianças”, afirmou a prefeita.

Como exercício para a prova do SAEB, os alunos também realizaram um simuladão, de português e matemática, que teve como objetivo impulsionar as habilidades dos alunos, mirando na qualidade de ensino no município.

Mais de 1.350 alunos da rede realizaram o simuladão. Os professores fizeram a busca ativa, para que todos pudessem participar.

Na reta final, durante o mês de novembro, a SEMED promoveu uma temporada de aulões presenciais, que aconteceram no Centro Mariápolis e na EMEIF Paraíso do Murinim, como intensivão para a prova. As aulas interativas que possibilitaram uma maior proximidade entre a secretaria e a escola, também pôs às claras a dimensão do nível do potencial dos alunos, que responderam positivamente aos estímulos dos novos conhecimentos. “Eu me sinto muito animado em fazer essa prova, aprendi muita coisa com os professores”, disse um aluno do 5º ano.

A Secretária Municipal de Educação, Socorro Oliveira, que acompanhou todas as etapas de preparação, agradeceu a todos os envolvidos da SEMED e toda a comunidade escolar na construção de uma educação de qualidade no município. “Gratidão a todos, a equipe da logística, transporte, merenda, administrativo, RH, gabinete e a toda a equipe do NUPP, toda a comunidade escolar, que estiveram diretamente envolvidos em todos esses dias. Certamente essa experiência marcou positivamente a vida de nossos alunos, eles se sentiram motivados e  acolhidos. Este é o maior resultado que poderíamos ter em um ano de retomada das aulas presenciais dentro de uma Pandemia”, disse a secretária.