Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

SEMED acompanha comunidade escolar para além do pedagógico

O grupo já realizou 51 atendimentos multiprofissionais provenientes do contexto escolar, que interferem na qualidade do ensino-aprendizagem, manifestadas por meio de sinais, sintomas sociais e emocionais.

16/11/2021 09h19 - Atualizada em 16/11/2021 11h37
Secom

O ambiente escolar é também campo de acolhimento psíquico e social, além do trabalho pedagógico. Acompanhar os alunos na escola e no ambiente familiar, de onde partem as crianças, é contribuir para o bom desempenho na educação. 

Para isso, o GT Psicossociopedagogico, grupo de trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Núcleo Político Pedagógico (NUPP), composto pelas profissionais: Luciele Soares, Psicóloga e especialista em Neuropsicologia, Késia Nóbrega Pedagoga, especialista em Neuropsicopedagogia, Gestão educacional e Educação Especial: Deficiência Intelectual, e Rosiléia Silva, Assistente Social especialista em Assistência social na Educação, tem realizado um trabalho especializado e cuidadoso nas escolas. 

Desde o início do ano, com o objetivo de proporcionar acolhimento humanizado a toda comunidade escolar da RME de Benevides, foram desenvolvidas diversas ações voltadas à preparação do retorno das aulas presenciais das 30 EMEIF’s e EMEF’s. 

O trabalho também se estende aos educadores, mirando no fortalecimento da saúde mental e emocional. Nos assessoramentos realizados contou-se com a participação de 88% dos profissionais, para apresentação dos instrumentos pedagógicos direcionados aos educandos PCD´s (Pessoas com Deficiência) e Necessidades Educacionais Especiais. 

O grupo já realizou 51 atendimentos multiprofissionais provenientes do contexto escolar, que interferem na qualidade do ensino-aprendizagem, manifestadas por meio de sinais, sintomas sociais e emocionais. 


O trabalho, além de receber o apoio da Prefeita Luziane Solon, firmou parcerias com as secretarias dispostas no município, como: Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (SEMTEPS), e Secretaria Municipal de Habitação (SEMDEHA), de modo que o trabalho em conjunto facilite a identificação das necessidades, para que, assim, sejam feitos os encaminhamentos, que atendam as famílias conforme as demandas. 

A Secretária Municipal de Educação, Socorro Oliveira, acompanha o trabalho e conta a importância das ações que a equipe vem realizando com a comunidade escolar. “O GT Psicosociopedagógico desenvolve um trabalho importantíssimo na RME Benevides, procurando integrar os trabalhos da SEMED com as demais secretarias que trabalham diretamente com o nosso público alvo como Saúde e Assistência e assim solucionando vários problemas. Outro aspecto fundamental é a capacitação dos servidores, essencial no processo de retomada das aulas presenciais, contribuindo tanto para saúde emocional dos próprios servidores, como preparando para o acolhimento humanizado e integral das famílias, dos alunos e de toda a comunidade escolar”, disse a secretária.