Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

SEMMAT inaugura estação de coletas de materiais para reciclagem

População vai poder entregar no local óleo de cozinha usado, lâmpadas, pilhas e baterias

09/06/2021 13h47 - Atualizada em 09/06/2021 14h09

Abrindo a Semana do Meio Ambiente de Benevides, a Secretaria Municipal de Gestão de Meio  Ambiente e Turismo (SEMMAT), inaugurou na manhã desta terça-feira (08), a estação de coleta seletiva, com o objetivo de ser ponto de descarte legal e correto de materiais sem uso, como óleo de cozinha usado, lâmpadas led em formato pêra, pilhas e baterias de aparelhos e veículos.

A estação de coleta, foi instalada na sede da SEMMAT, local de grande fluxo e fácil acesso.

Pilhas e baterias que são usadas em quase todas as residências, utilizadas em aparelhos portáteis e controles remotos parecem inofensivas, mas o zinco, o chumbo e o manganês são metais encontrados nas pilhas e quando jogados de maneira incorreta no lixo podem contaminar o solo e o lençol freático.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Benevides, Leonardo Paniagua, destaca a importância da colaboração da população para um meio ambiente menos poluído. “Temos apoiado às cooperativas de catadores que nos procuram e fazem um belo trabalho ambiental, mas o apoio da população nessa redução de agressões ao meio ambiente é essencial. A estação é uma conquista da cidade. Aqui a população pode fazer o descarte correto dos resíduos, impedindo que eles sigam para rios e córregos”, destaca.

Leonardo diz, ainda, que a estação foi planejada para atender os moradores que ficavam sem saber como descartar corretamente determinados produtos. “Agora, os moradores poderão realizar a destinação deste resíduo de forma correta e fácil, com horário mais apropriado. Basta vir à sede da SEMMAT e aqui nossos técnicos vão prestar todo o suporte necessário.

Como parte da programação, também foram entregue certificados ao  Instituto Fatos e ao Projeto solidariedade em ação e sustentabilidade, que irão fazer o beneficiamento do material entregue pela população.

Semana do Meio Ambiente

A semana do Meio Ambiente de Benevides segue até o dia 11 de junho, com programação em diferentes pontos da cidade.

10/06: Apresentação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e entrega dos certificados do CAR

11/06: Inauguração da Sala Verde e Assinatura do termo de cooperação com o centro de Herpetologia da Amazônia.Equipe SEMMAT com as senhoras Gladys Beatriz Martinez e Marcela Martinez Pimentel, parcerias do projeto