Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo

Proibido o uso de sacolas plásticas em grandes comércios

A medida pretende reduzir o lixo e os impactos ao meio ambiente. Em Benevides, supermercadistas debatem alternativas.

15/02/2021 11h45 - Atualizada em 15/02/2021 14h38

Já está em vigor desde o último domingo (14), a lei estadual que proíbe sacolas plásticas em grandes comércios. A Lei 8902/19 foi aprovado no dia 9 de outubro de 2019, com o objetivo de implantar uma política estadual de substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais em todo o Estado. A nova lei proíbe as empresas de distribuir gratuitamente sacolas plásticas descartáveis com compostos de polietilenos, polipropilenos ou similares. A lei diz, ainda, que as sacolas convencionais devem  ser substituídas por material oxi-biodegradável, biodegradável ou de papel. Além disso, os estabelecimentos devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, inclusive por meio de campanhas informativas.

Reunião entre SEMMAT e representantes de estabelecimentos supermercadistas de Benevides
Em Benevides, a Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), reuniu com supermercadistas do município para debater medidas de redução do lixo. Segundo o secretário da pasta de Meio Ambiente de Benevides, Leonardo Paniagua, a SEMMAT vai realizar ações de conscientização com a população, para redução de impactos.

Leonardo Paniagua, Secretário Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT)

"As ações vão acontecer para que nossa população entenda essa necessidade. Precisamos estar mais atentos às medidas de reciclagem, separação de lixo e a troca de sacolas poluentes por outras biodegradáveis. É um grande passo em prol da sustentabilidade. A gente chamou os empresários para conversar e para que, juntos, possamos encontrar uma solução para essa situação", disse.

A reunião contou com representantes dos maiores supermercados de Benevides que apresentaram propostas e devem se enquadrar na nova medida. "A  gente já vinha conversando com a ASPAS (Associação Paraense de Supermercados) e eles repassaram todo o processo. Agora, a gente tá debatendo com os supermercadistas aqui de Benevides para que todos trabalhem da mesma forma, que ninguém se sinta prejudicado e que possamos ajudar o meio ambiente em prol da população. Foi um debate muito importante", pontuou Pedro Ursen, Micro Empresário Supermercadista.

Conscientização

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 1,5 milhões de sacolas são distribuídas por hora no Brasil. No Pará, são distribuídos cerca de 4 bilhões de sacolas por ano. Uma das medidas da lei para estimular que cada pessoa leve a sua própria sacola sustentável, conhecida como ecobag é que,  se o consumidor preferir,  pague o custo unitário de cada sacola que varia entre 8 e 20 centavos. "A gente tá fazendo o trabalho com o empresário de médio porte para sensibilizar e facilitar a aquisição dessas sacolas biodegradáveis e retornáveis. Também faremos uma grande campanha de conscientização no Município, mostrando o grande dano do plástico ao meio ambiente e fazendo que a população procure mudar os hábitos de consumo e passe a ter cuidado, também, com o lixo", disse Rogério Parreia, coordenador de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo.