Secretaria Municipal de Juventude

Aulão Multidisciplinar em Benevides destaca a importância das datas da abolição da escravatura

20/05/2024 11h07 - Atualizada em 20/05/2024 11h10
Secom

No último sábado, 18, o Ginásio Nagibão foi palco para o aulão multidisciplinar “De 30 de março ao 13 de maio”, que reuniu professores de geografia, história, sociologia, filosofia e redação e abordou dois eventos históricos de suma importância para a nossa sociedade brasileira: a libertação dos escravizados de Benevides, ocorrida em 30 de março de 1884, e o dia 13 de maio, data da abolição da escravatura no Brasil em 1888.

“O aulão teve como tema central tratar da importância das datas da abolição da escravatura no município de Benevides e no Brasil. Além de estabelecer uma relação entre o passado e o presente, proporcionando aos participantes um repertório sociocultural que pode ser usado tanto na redação do Enem quanto na vida”, disse o Coordenador da Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), Fábio d’Paula. 

O evento contou com a presença de professores e pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o Prof. Dr Luiz Mendes, e da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Prof. Msc Evelyn Abreu - pelo PPGSA-UFPA, que atua como professora de sociologia na SEDUC-AL, além dos professores do cursinho municipal. 

Ao todo, 468 alunos participaram do aulão. Entre eles estavam alunos do cursinho municipal, estudantes do 9° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, e ex-alunos do ensino médio. A plateia também contou com a presença de universitários, que puderam se beneficiar do evento, recebendo certificados de participação com horas complementares, uma exigência para graduandos da área da educação.

O aulão multidisciplinar não só promoveu uma discussão aprofundada sobre a história da abolição da escravatura, mas também estimulou o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância de entender o passado para construir um futuro melhor.