Secretaria Municipal de Juventude

Estudantes contam com apoio da Prefeitura de Benevides na realização do ENEM

06/11/2023 10h00 - Atualizada em 06/11/2023 10h08

Com a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2023, realizada domingo, 5, foi dada a largada na disputa por vagas para ingresso nas universidades, mais especificamente as instituições públicas - no próximo ano. Em Benevides, os candidatos puderam contar com transporte gratuito no trajeto entre a sede e o distrito de Murinin e vice-versa, serviço providenciado pela Prefeitura de Benevides. Os coletivos saíram de pontos estratégicos e, mais que um apoio, a medida foi sinônimo de incentivo para os estudantes.

Entre os beneficiados com com esta oferta, a jovem Sophia Letícia Martins, 16 anos. Ela mora na sede do município e teve que se deslocar para a escola Ruth Guimarães, em Murinin, para fazer a prova. Aluna do Aprova Benevides, cursinho preparatório para o Enem e mantido pela Prefeitura, Sophia, que vai tentar vaga para Artes Visuais na Universidade Federal do Pará e também está inscrita para vaga no curso de História, da Universidade do Estado do Pará, conceituou como "muito boa" a prova desta primeira etapa. "As questões estavam fáceis e abordando bons conteúdos", avaliou. Sobre o tema da Redação, a candidata completou tratar-se de um assunto "necessário de ser discutido".

A redação, competência considerada das mais espinhosas do exame por muitos estudantes, teve como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". Apresentar este tema é "debater sobre temáticas transversais que perpassam os direitos e a dignidade humana", explica o professor de Língua Portuguesa do Aprova Benevides, Igor Marques. "Neste tema, destacaria a palavra 'invisibilidade' como eixo de discussão, no que tange a desconstrução do machismo e patriarcado na sociedade", completou.

No Aprova Benevides, durante todo o ano os estudantes assistem às aulas e tiram suas dúvidas, aprendendo e fortalecendo seus conhecimentos. Em termos de estrutura oferecida pela gestão municipal, o diferencial este ano, como destaca o titular da Secretaria Municipal de Juventude de Benevides - SEMJUV, Fábio de Paula, foi o compromisso do governo municipal, com o suporte necessário para os alunos, distribuindo material padrão como mochilas, uniforme e cadernão. O resultado do ENEM, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, será no dia 16 de janeiro de 2024. A todos os candidatos que vêm se dedicando com afinco aos estudos, a Prefeitura de Benevides deseja boa sorte e que consigam alcançar seus objetivos!