Secretaria Municipal de Juventude

Benevides realiza a I Conferência Municipal da Juventude

11/10/2023 11h38

A juventude de Benevides esteve muito bem representada na I Conferência Municipal da Juventude, realizada no dia 10 de outubro, no Centro Mariápolis. Na ocasião, foram eleitos os delegados que representarão Benevides na Conferência Estadual da Juventude, a ser realizada no final de outubro, em Belém. O evento, trazendo como tema "Reconstruir no presente, construir no futuro: Desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver", foi promovido pela Prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Juventude.

Exaltando a presença dos jovens em um evento dessa importância, a secretária municipal de Administração, Luzileide Franco, observou que esta parcela da população, formada pelos jovens, precisa expor suas ideias na construção de políticas públicas. "Com a Secretaria da Juventude e o Selo Unicef os jovens de Benevides têm oportunidade de construir, junto com a gestão, um município melhor para todos", declarou.

De acordo com a mais recente pesquisa do IBGE, 23 por cento da população brasileira é formada por jovens, faixa etária entre 15 e 29 anos. Em Benevides, como explicou Fábio D' Paula, titular da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), dados das pastas municipais da Saúde e Educação indicam que o município é formado em sua maioria por jovens o que, completa o secretário, "intensifica a necessidade da criação de políticas com a participação desta parte da população".

Conferencista magna do evento, a professora Dra. Maria José Aviz do Rosário, coordenadora do Programa Conexões de Saberes, da Universidade Federal do Pará, destacou que "cada jovem é único e, ao mesmo tempo, múltiplo, por isso, é importante que a juventude se una e dialogue em grupos".
Durante a conferência, os participantes se dividiram em grupos temáticos, onde foram discutidos os direitos à: Cidadania, participação social e política e à representação juvenil; Educação; Profissionalização, ao trabalho e à renda; Diversidade e igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e liberdade de expressão; Desporto e lazer; Território e mobilidade; Sustentabilidade e meio ambiente; Segurança pública e acesso à Justiça; e informações sobre o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve). As propostas apresentadas pelos grupos serão levadas à Estadual. Os delegados eleitos para o encontro foram, pela sociedade civil, os jovens Fernanda Beatriz Oliveira, Marlon Santos, Graziela Souza, Marcos Alexandre da Silva e Bruna Luana Pedroso. Por parte do governo, seguem como delegados: Giovanna Trévia, Thiago Gatinho, Daniele Abreu, Gabriela Trévia e Maria Aparecida Guimarães.