Secretaria Municipal de Juventude

Alunos do Aprova Benevides vivenciam uma aula guiada enriquecedora no histórico Complexo Feliz Lusitânia

A excursão cultural proporcionou aos estudantes uma imersão na rica herança histórica e cultural de Belém.

12/07/2023 12h18 - Atualizada em 12/07/2023 13h55

A primeira parada foi na Casa das Onze Janelas, um marco arquitetônico que testemunhou a evolução de Belém ao longo dos séculos. Com suas elegantes janelas e fachada colonial, a Casa das Onze Janelas oferece um vislumbre fascinante da história e do contexto sociocultural da região.

A visita à Casa das Onze Janelas foi conduzida por guias e pelos professores do cursinho, que apresentaram aos alunos fatos interessantes e histórias relacionadas ao local. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar as exposições, além de aprender mais sobre a história do local.

Em seguida, os alunos foram conduzidos ao Museu de Arte Sacra/Igreja de Santo Alexandre. O museu abriga uma impressionante coleção de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e objetos litúrgicos. Durante a visita, os estudantes puderam apreciar a beleza das obras e aprender sobre a importância da religião na história e na cultura da região.

A aula guiada continuou com uma visita ao Forte do Castelo, um marco histórico que remonta aos tempos coloniais. Os alunos exploraram as muralhas, torres e canhões do forte, localizado estrategicamente às margens do rio e construído para proteger a cidade contra invasões.

Essa experiência educativa foi fundamental para ampliar o conhecimento dos alunos sobre o patrimônio histórico e cultural da cidade. Além disso, a aula guiada permitiu que eles se conectassem de forma mais significativa com a identidade local, fortalecendo seu senso de pertencimento e valorização da história amazônica.

Aluna do polo Murinin, Adria Rodrigues, comentou que não esperava que a aula fosse tão explicativa e se surpreendeu com a imersão nos assuntos que foram estudados em sala de aula: “Eu achei que a gente só ia chegar e dar uma olhada, mas os professores e guias estão auxiliando muito a gente, explicando a história dos lugares, como surgiram, histórias sobre as obras expostas, e a gente consegue ter essa experiência física, ver tudo isso é muito melhor, porque a gente consegue se inserir na história e ver como as coisas eram construídas”, ela também comenta sobre o ensino que vem recebendo do Aprova Benevides durante este ano de preparação para o vestibular: “Está tudo ótimo, os professores estão dando bastante ajuda pra gente, não só na questão acadêmica, mas de uma forma de incentivo mesmo”.

O cursinho municipal Aprova Benevides demonstra, mais uma vez, seu compromisso com a educação de qualidade, proporcionando aos estudantes oportunidades enriquecedoras que vão além das salas de aula. Ao explorar o Complexo Feliz Lusitânia, os alunos do cursinho tiveram a chance de aprender enquanto se divertiam, fortalecendo sua formação acadêmica e cultural.