Secretaria Municipal de Habitação

Benevides encerra a primeira COP das Crianças com Cortejo Cultural e propostas ambientais para o Futuro da Amazônia

Crianças da Amazônia debatem clima, escrevem cartas às autoridades da COP 30 e apresentam soluções de Sustentabilidade em Benevides.

04/11/2025 22h00
Secom
A alegria das crianças do ″Boi Pavulento de Ouro″ puxou o Cortejo, mostrando a força da cultura amazônica no debate sobre o futuro do planeta.

Mais de 300 crianças de Benevides e municípios vizinhos debateram o futuro do planeta em dois dias de imersão, culminando em grande desfile cultural e entrega de propostas para a COP 30.

A primeira COP de Crianças da Amazônia, sediada em Benevides, foi encerrada nesta terça-feira (04/11) com uma celebração que uniu sustentabilidade e a rica cultura amazônica. Após dois dias de intensa imersão e protagonismo infantil, o evento culminou em um grande Cortejo Cultural, que desfilou pelas ruas da cidade, do Centro Mariápolis até a nova Praça da Cohab. A festa encerrou a agenda de debates ambientais com apresentações culturais, show regional, animação e muito colorido.

O batalhão de frente do Cortejo foi puxado pelas próprias crianças do "Boi Pavulento de Ouro" de Benfica, que seguiram com muita animação em direção à praça, onde o palco esperava o público para a grande culminância.

O desfile pelas ruas do Centro Mariápolis marcou o fim de dois dias de imersão e levou as propostas ambientais das crianças para toda a comunidade.
A primeira COP das Crianças da Amazônia terminou em Benevides com um Cortejo Cultural vibrante, levando o ″Boi Pavulento de Ouro″ de Benfica às ruas até a Praça da Cohab.

Imersão na Natureza e Vivências Práticas

O evento reuniu mais de 300 crianças inscritas (200 da rede municipal e de cidades vizinhas) em uma grande área verde preservada no Hotel Garden Mariápolis. A COP das Crianças em Benevides colocou a infância no centro do debate sobre o futuro do planeta, com a realização de trilhas ecológicas, rodas de conversa e apresentação de projetos de sustentabilidade para a Amazônia.

O segundo dia (04/11) foi dedicado às vivências práticas, com as crianças divididas nos quatro eixos temáticos do evento: Águas, Biomas, Sustentabilidade e Clima. Os grupos visitaram diversos pontos do município para conhecer projetos e ações de sustentabilidade:

  • Eixo Águas: O grupo visitou o Ecotay, aprendendo sobre a importância dos rios e a preservação das margens.
  • Eixo Biomas: Este grupo de crianças esteve na SEMAGRI (Secretaria Agricultura e Abastecimento de Benevides), onde conheceram árvores nativas, hortas e a importância da agricultura para a segurança alimentar.
O grupo do Eixo Biomas esteve na SEMAGRI, aprendendo sobre hortas, árvores nativas e a importância da agricultura para a segurança alimentar.
  • Eixo Sustentabilidade: Este outro grupo conheceu a Cooperativa ReciclaBen e a Economia Circular na Orla de Benfica.
No Bate-Papo com o Governo: As crianças questionaram autoridades municipais e representantes do Governo Federal sobre o futuro sustentável da Amazônia.

A metodologia foi estruturada para garantir a escuta qualificada da infância. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) disponibilizou pedagogos para acompanhar os grupos e garantir que as contribuições das crianças se transformem em dados para consolidação de políticas públicas e sugestões para as discussões da COP 30.

O Legado para a COP 30
Um dos momentos mais simbólicos do encontro foi a escrita de cartas e a produção de cartazes com mensagens por eixo, onde as crianças expressaram suas expectativas e sonhos sobre um futuro sustentável para a Amazônia, demonstrando o protagonismo infantil.

"A primeira infância é prioridade! Temos que escutar as crianças e também dar o ensino adequado a elas. Afinal, elas voltam para casa e influenciam suas famílias, seus parentes. É com estas políticas públicas que Benevides vai continuar avançando, ouvindo a nossa população”, afirma Luziane Solon, prefeita de Benevides.

A Beleza da Trilha: Um momento de conexão das crianças com a fauna e flora nativas, essencial para a formação da consciência ambiental.

Benevides - Cidade das Crianças

Benevides, oficialmente reconhecida pelo UNICEF como Cidade da Criança, foi elogiada pelo pioneirismo de sediar a única COP exclusiva para crianças na Amazônia.

Esse reconhecimento é resultado de um conjunto de ações intersetoriais que envolvem educação, saúde, assistência social, meio ambiente, esporte e lazer. Em Benevides, a infância é prioridade nas políticas públicas, com iniciativas que vão desde o fortalecimento da rede de ensino até a promoção de atividades socioeducativas que estimulam a cidadania e a sustentabilidade.

Reciclar, Reduzir e Reutilizar pra salvar a floresta!

Um dos grandes destaques do município é o programa Benevides Recicla, que se tornou referência no Pará e atrai a atenção de cidades de outras regiões do país. A iniciativa promove a educação ambiental e a economia circular, transformando resíduos sólidos em oportunidade de renda e desenvolvimento para famílias locais.

O programa envolve escolas, associações de catadores, empresas e a própria comunidade, incentivando a separação correta do lixo e o reaproveitamento de materiais recicláveis. Além de reduzir o impacto ambiental, o Benevides Recicla fortalece a inclusão social e o empreendedorismo verde, consolidando uma rede de cooperação em torno da sustentabilidade. 

O menino Caio, de 6 anos, deu uma verdadeira lição sobre o descarte irregular de lixo: "Alguns materiais eles demoram muito a se decompor, tipo o copinho descartável que a professora me ensinou que demora 200 anos pra se decompor na terra."

A professora Socorro Sampaio, gestora de uma escola no município, reforça o valor da educação ambiental: "A nossa escola funciona na beira do Rio Benfica -em tempo integral - e uma das principais disciplinas é exatamente a educação ambiental, onde eles aprendem - com consciência - de que o planeta precisa da nossa ajuda: o cuidado com o rio, com as árvores, com o lixo..."

Ao final do dia, a aprendizagem estava evidente no entusiasmo dos pequenos. Bianca Sofia, de 10 anos, disse: "Hoje eu aprendi os três ‘R’: Reciclar, Reduzir e Reutilizar pra salvar a floresta!"

Graças ao projeto, Benevides já conquistou avanços significativos na gestão de resíduos sólidos, ampliando a conscientização ambiental e tornando-se exemplo de como políticas públicas locais podem inspirar transformações globais.

Fernanda Olíveira Amarelo ficou impressionada com o engajamento das crianças na COP das Crianças. Ela esteve no evento representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O trabalho dela é vinculado ao Departamento de Educação e Cidadania do Governo Federal que elabora propostas especialmente no contexto de mudanças climáticas: "É uma obrigação nossa criar mecanismos de escuta da criança neste tema tão importante que são as mudanças climáticas. Benevides tem sido referência nisto! E foi lindo ver as crianças trazendo propostas importantes pra gente ouvir, cada uma do seu jeito de se expressar", disse a representante do Governo Federal na COP das Crianças

A experiência foi considerada surpreendente para educadores e crianças. A professora Fabiana Silva relatou: "O contato das crianças com a natureza é perfeito! A caminhada na trilha foi surpreendente para todos! Foi ótima a experiência com eles fora da sala de aula."

Bejamin, de 11 anos, concluiu: "Eu participei das perguntas e debates da mesa redonda e discuti temas bem legais. Eu subi no palco pra fazer perguntas. Gostei bastante de participar."

A COP das Crianças em Benevides reforçou o compromisso do município, reconhecido como Cidade da Criança, em construir um futuro que começa desde cedo, com a escuta ativa e o olhar curioso e transformador das novas gerações.

VEJA MAIS FOTOS DESTE DIA ESPECIAL CLICANDO NOS LINS DE GALERIAS ABAIXO:

GALERIA DE FOTOS (1)