Professores da Rede Municipal recebem formação maker sobre como funcionam os circuitos elétricos para o desenvolvimento de projetos
Durante a formação, eles obtiveram conhecimentos e realizaram atividades experimentais de eletricidade que permitiram entender como os circuitos elétricos funcionam.
Secom
No último sábado, 17, o Centro de Formação e a Secretaria Municipal de Educação promoveram formação para professores do Ensino Fundamental I, II e Escola Municipal Em Tempo Integral sobre a cultura maker, em parceria com a Empresa Amado Maker.
Benevides é a primeira cidade no Estado do Pará a instalar salas maker nas escolas, espaços tecnológicos onde acontecem um movimento que incentiva o aluno a desenvolver suas próprias ideias e materializá-las para estudo, desenvolvimento da autonomia e senso de trabalho coletivo.
Para que as atividades nas salas funcionem, o professor é o facilitador fundamental que conduz os alunos com conhecimento técnico e científico na construção dos projetos.
Durante a formação, eles obtiveram conhecimentos e realizaram atividades experimentais de eletricidade que permitiram entender como os circuitos elétricos funcionam.
Esse conhecimento serve para desenvolver atividades com pilhas, fios, e outros componentes elétricos, como acender uma lâmpada ou até mesmo construir carros movidos a eletricidade, projetos que os alunos da rede municipal já realizam na prática com muita criatividade.
“Essa formação continuada é muito importante porque a gente tem ainda muito a aprender nesse universo tão amplo do maker, e os nossos alunos nos surpreendem porque eu percebo que eles têm muitas habilidades com a criação e as novas tecnologias”, disse um professor.
A partir dessas atividades, os alunos desenvolvem projetos científicos, realizam pesquisas e exercitam a resolução de problemas com pensamento matemáticos e outras disciplinas, como língua portuguesa, história, geografia, biologia, e arte.
“A Sala Maker é um poderoso espaço de conhecimento, ela também fortalece a produção de materiais pedagógicos para os nossos alunos Pessoa com Deficiência (PcD) promovendo inclusão e consolidação da aprendizagem, além de contribuir com a expansão das habilidades para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os nossos alunos do 5º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino”, afirmou a Secretária de Educação, Profa. Franci Sodré.
Benevides, educação pública de qualidade no Pará.