Secretaria Municipal de Habitação

CMEI Berço da Liberdade, em mais uma edição do Berçarte, celebra a libertação dos escravizados

A ação traz para as crianças uma compreensão sobre importância da igualdade, equidade, e da valorização da própria identidade racial.

31/03/2025 17h01 - Atualizada em 01/04/2025 10h47
Secom

O CMEI Berço da Liberdade, por meio do projeto Berçarte, realizou uma exposição que remonta a um momento histórico que marcou um avanço na luta pela liberdade no Brasil, uma iniciativa que possibilita refletir sobre o impacto dessa libertação no presente, especialmente no desenvolvimento da primeira infância.

A escola realiza periodicamente o projeto Berçarte, um espaço onde se revela para a comunidade escolar as produções artísticas realizadas pelas crianças. Cada edição apresenta um tema, e neste, especialmente, foi enfatizado o dia 30 de março, que é um marco que simboliza a libertação dos escravizados de Benevides.

Dentre as produções artísticas, foram feitas pinturas e atividades lúdicas em sala, sendo utilizados para as produções materiais como elementos da natureza, e outros recursos biodegradáveis que não agridem a saúde das crianças e o meio ambiente. 

A edição 30 de Março relembra a luta contínua pela liberdade e dignidade do povo, e isso reforça o compromisso com a memória histórica, com a educação e a busca por um presente e futuro mais igualitários para as novas gerações.

A ação traz para as crianças uma compreensão sobre importância da igualdade, equidade, e da valorização da própria identidade racial.

“Estamos comemorando a libertação dos escravizados de Benevides, e ressaltamos o tema o ano todo, principalmente próximo à data. Eu acredito que essa é a maior importância, enfatizar para as crianças as lutas das pessoas escravizadas, além de mostrar a nossa cultura, mostrar o que teve antes”, disse a Gestora da Creche, Letícia Dax.

O aprendizado desde os primeiros anos de vida sobre a importância da liberdade e da igualdade, gera um impacto significativo que reflete a construção de uma base sólida para o desenvolvimento emocional e social das crianças.

Benevides, Cidade das Crianças.