Benevides recebe oficina técnica do Ministério da Educação para melhorar ainda a mais a qualidade do ensino
Objetivo é fortalecer a intersetorialidade na educação, fomentando a integração de diferentes áreas do conhecimento e a colaboração para enfrentamento de problemas complexos da educação
Secom
Dezenas de especialistas e técnicos das Secretarias Municipais de Educação de Benevides e Santa Bárbara participaram nesta quinta-feira (21/11) da Oficina Técnica “Intersetorialidade com a Educação”, realizada pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Articulação Intersetorial do MEC.
A oficina técnica envolveu um dia inteiro de discussões sobre os problemas mais complexos da educação nos municípios de Benevides e Santa Bárbara
O objetivo da oficina é fortalecer a capacidade de gestores e técnicos dos municípios envolvidos para promover a intersetorialidade na educação, fomentando a integração de diferentes áreas do conhecimento e a colaboração entre as diversas secretarias municipais visando à construção de politicas públicas mais eficazes e equitativas no enfrentamento de problemas complexos da educação, conforme preconiza o Plano Nacional de Educação – PNE (Lei 13.005/2014).
Participantes da oficina técnica do MEC em dinâmica de grupo analisando problemas complexos da educação
A dinâmica proposta pela oficina envolveu a discussão de temas complexos de modo que os participantes respondessem a três questões fundamentais. 1) Quais são as interfaces entre as áreas de educação, saúde, segurança, direitos humanos, esporte, cultura, direitos das mulheres, povos originários, assistência social e igualdade racial? 2) Quais estratégias podem ser empregadas para promover a colaboração eficaz entre essas áreas? 3) Quais são as possibilidades de ações intersetoriais para enfrentar os problemas complexos?
A prefeita de Benevides, Luziane Solon, destacou a importância de o município ser a sede desse projeto-piloto do Ministério da Educação. “Quando surgiu a oportunidade que o professor Roberto lançou, a nossa secretária disse assim, ‘prefeita, temos um desafio’. Eu disse: ‘vamos aceitar esse desafio’, porque tenho certeza que esse projeto vai ser um projeto de muito sucesso, enfatizou.
Prefeita de Benevides, Luziane Solon, sobre projeto-piloto do MEC: ″Aceitamos o desafio e vai dar certo!″
A prefeita Luziane também reforçou a importância da intersetorialidade, uma metodologia de trabalho que já faz parte da gestão municipal. “Eu acho que nós já temos aqui experiências expressivas na nossa cidade que resultaram dessa relação de cooperação entre os secretários. O selo Unicef é uma prova disso. O selo Unicef só acontece porque realmente os secretários entendem a importância de trabalharem juntos. E agora a saúde recebeu uma premiação nacional, um exemplo de vacinação, projeto que foi executado por duas secretarias, que foi Saúde e Educação. Então, é mais um exemplo de que quando as secretarias trabalham juntas, os resultados acontecem. Tenho certeza que nós vamos aproveitar bastante essa oficina e não tenho dúvida de que Benevides vai ser um exemplo dentro do norte para o MEC levar e dizer que aqui o projeto veio, foi implantado e vai dar certo”, exaltou a prefeita.
Prefeito de Santa Bárbara, Marcus Colares, defende a parceria com Benevides para melhorar a educação
O prefeito de Santa Bárbara, Marcus Colares, também agradeceu ao Ministério da Educação e à Prefeitura de Benevides pela oportunidade do trabalho em parceria. “Para nós é muito importante isso, interagir, trocar ideias, fazer parte de um projeto como esse, que vem só trazer benefícios para o nosso município, e Santa Bárbara está presente e vai estar sempre em tudo que for de benefício para os dois municípios”, resumiu.
Franci Sodré, Secretária Municipal de Educação de Benevides: ″Para cuidar das nossas crianças, precisamos da cidade inteira″
As secretarias de educação dos dois municípios enviaram técnicos e gestores da área educacional para participarem da oficina técnica. Franci Sodré, Secretária Municipal de Educação de Benevides, reforçou que toda a energia despendida no evento vai ao encontro de um objetivo maior, que é assegurar uma educação cada vez melhor. “O ditado diz que para cuidar de uma criança é preciso mobilizar a aldeia inteira, né? Então pra cuidar das nossas crianças, nós estamos na educação, precisamos da cidade inteira. Nós já temos essa articulação de conversar com os secretários, de pedir ajuda, de se comunicar, né? As secretarias já fazem essa ligação e isso nos ajuda bastante, e é o que garante os bons resultados, como o resultado do IDEB do município de Benevides. Por isso, nós estamos abertos a tudo que o MEC propõe para melhorar ainda mais a qualidade de vida das nossas crianças”, sustenta a secretária.
Lourdes Lene Pamplona, Secretára Municipal de Educação de Santa Bárbara: ″Temos uma equipe comprometida″
Já a Secretária de Educação de Santa Bárbara, Lourdes Lene Pamplona, não esconde a satisfação de poder fazer parte do projeto-piloto do Ministério da Educação e já imagina os resultados que virão pela frente.
“A gente acredita que na região metropolitana, principalmente Santa Bárbara e Benevides, nós temos uma equipe comprometida e, até aqueles que não acreditam, passam a acreditar, pelos resultados que a gente entrega para a sociedade, e não tem coisa melhor, que não seja a integração trabalhando dessa forma”, defende a educadora.
Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Cezar Colares: ″Educação, não é só uma questão de dinheiro″
Educação de qualidade
Na vanguarda dos debates sobre a qualidade do ensino no Pará, o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), Cezar Colares, é crítico ao afirmar que os problemas complexos da educação não se resumem à carência de recursos para investimento.
“Benevides, hoje, tem o maior IDEB do Estado Pará. Santa Bárbara vem crescendo, tem o IDEB maior que o da capital Belém, isso é algo que já serve pra gente de ensinamento, porque a ideia é que o município mais rico vai ter o melhor índice de educação, mas não é assim que funciona. Quantos municípios que têm mais população e dinheiro estão à frente de Benevides? Quantos estão à frente de Santa Bárbara e não têm resultados tão positivos como precisavam ter? Não é só dinheiro. O recurso tem que ser bem aplicado, né? Eu acho que isso passa, primeiro, por decisão política, eu quero ter um bom resultado na educação do meu município. E, segundo, estabelecer uma estratégia de trabalhar em conjunto, trabalhar de forma articulada, para que efetivamente isso possa acontecer”, defendeu Cezar Colares.
Os participantes foram divididos em grupos com a missão de trazer propostas para a cooperação entre órgãos e secretarias em favor da educação
“Para nós está muito claro que é preciso trabalhar de forma articulada. Busca ativa, para trazer os alunos de volta para a escola, tem a participação da assistência, tem a participação dos conselheiros tutelares, dos agentes comunitários de saúde, que vão na casa de todo mundo, pois sabem onde tem criança, sabem quem não está na escola, quem não trabalha integrado, não tem esse aluno”, adverte o conselheiro.
Roberto Wagner, Diretor de Articulação Intersetorial do Ministério da Educação apresentando os objetivos da oficina técnica de intersetorialidade
Benevides abriga projeto-piloto do MEC
O diretor de Articulação Intersetorial do Ministério da Educação, Roberto Wagner, coordenador da oficina técnica do Mistério da Educação, ressaltou a importância do trabalho que está sendo feito em Benevides.
“Temos várias ideias de todo esse trabalho que poderia ser um desenho de um programa de nível nacional. Então, essa é uma construção. Benevides é um grande marco, um grande começo, do desenho de um programa em larga escala, com a concepção que vocês vão trabalhar aqui hoje. Trabalho colaborativo entre educação, saúde, segurança pública, para enfrentar problemas complexos no território, e só quem está no território sabe como enfrentar”, antecipou o executivo do Ministério da Educação.