Secretaria Municipal de Habitação

Jovens chamam a atenção para a importância de cumprir as leis de trânsito em Benevides

Blitz educativa lembrou o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito em todo o mundo

18/11/2024 20h00 - Atualizada em 22/11/2024 11h42
Secom

Em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, comemorado no terceiro domingo de novembro, a Divisão de Educação para o Trânsito da SEMDESTRAN realizou nesta segunda-feira (18/11) uma blitz de conscientização no centro de Benevides. O evento, instituído em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), também é conhecido como World Day of Remembrance - WDR.

A ação de sensibilização dirigida aos condutores de veículos automotores contou com a participação especial de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Ana Teles e por integrantes do Núcleo Jovem Benevidense (NJB), com apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito – SEMDESTRAN, e da Guarda Municipal de Benevides.

Estudantes da escola estadual Ana Teles realizam blitz educativa no trânsito de Benevides

Os jovens abordaram ciclistas, motoristas de carros e motociclistas que passavam pela Avenida Nações Unidas, em frente à Escola Ana Teles, e fizeram um trabalho de orientação sobre a importância de evitar as infrações de trânsito que, infelizmente, se repetem todos os dias, como trafegar de moto sem o uso de capacete ou dirigir sem o cinto de segurança.

“A gente percebe que tem alguns condutores que não obedecem as leis de trânsito de jeito nenhum, a gente pode avisar o quanto for, mas eles não obedecem”, afirma Sílvio Eduardo, estudante da Escola Anta Teles. “Eu falei com um motorista duas vezes, ele foi e voltou, sem cinto, com uma senhora do lado, uma idosa. Eu disse pra ele: por favor, coloque o cinto, porque acontece muito acidente. Ele não obedeceu, foi e voltou sem cinto. Ainda achou ruim quando eu chamei a atenção dele pra falar que estava sem cinto, não gostou”, alertou o estudante.

Ariane Isabela também teve uma experiência parecida. Assim como Eduardo, ela conta quais foram as infrações mais comuns observadas durante a blitz educativa. “Três pessoas em cima de uma moto, a falta de capacete, crianças sendo transportadas na moto, no meio de dois adultos”, destacou a estudante.

Os jovens abordaram os condutores com a percepção de que é preciso humanizar o trânsito

Ariane afirma que todos esses exemplos negativos serviram para reforçar a convicção de que a educação de trânsito é importante e necessária. Por isso, a jovem faz um alerta aos condutores. “Atenção para o semáforo, porque é importante. E atenção com tudo o que está em volta da via, mesmo sendo animal, tudo que tem movimento. Porque isso é o trânsito”, finalizou.

De acordo com o Detran/PA, somente em 2023, Benevides registrou 224 acidentes de trânsito com um total de nove mortes. A blitz educativa lembrou de todas as vítimas do trânsito violento, com a perspectiva de que a maioria dessas ocorrências poderiam ter sido evitadas se os condutores de veículos automotores respeitassem as regras de segurança.

Giovanna Trévia, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da SEMDESTRAN, resume a importância do trabalho de conscientização de condutores. “A gente faz a blitz educativa porque a gente entende que conscientizar é mais barato para os cofres públicos do que ter que fazer internações, atendimentos hospitalares, enfim, cuidar das intercorrências dos acidentes de trânsito. Então é melhor, tanto para o governo quanto para a sociedade, que a gente trabalhe a educação, que a gente possa conscientizar a população dos perigos de não seguir as regras de trânsito do que arcar depois com a recuperação da saúde dessas vítimas”, destaca.

Estudantes e a equipe de apoio à blitz educativa

Apesar disso, Trévia ressalta que o trabalho exige persistência. “É muito difícil, principalmente com os condutores de moto. O que a gente fala parece que a gente está falando como se fosse uma implicância nossa, quando eles estão passando sem capacete, quando estão pilotando de chinelo. Eles não entendem que a gente está fazendo isso também pela segurança deles. Um acidente que eles venham a sofrer, não vai impactar somente a vida deles, mas de todos ao redor deles. Falta as pessoas terem essa consciência de que no trânsito nunca é só a gente. Sempre tem alguém ao redor, tem um pedestre, tem um ciclista. Então um acidente que a gente causa não é só a minha vida que está em risco. É a vida de várias pessoas que estão ao nosso redor”, alerta a especialista em educação para o trânsito.

Como preservar vidas no trânsito

O trânsito nas cidades é um desafio constante, exigindo atenção e responsabilidade de todos os envolvidos. Para reduzir o número de acidentes e preservar vidas, algumas medidas simples, mas eficazes, podem ser adotadas.

Se você é condutor de veículo automotor:

a) Respeite o limite de velocidade, pois a velocidade é um dos principais fatores de risco em acidentes. Adapte sua velocidade às condições da via e às leis de trânsito;

b) Mantenha distância segura. Mantenha distância segura entre seu veículo e o veículo da frente. Isso permite tempo de reação em caso de emergências;

c) Evite o uso do celular, porque a distração ao volante é uma das principais causas de acidentes.

d) Sempre utilize o cinto de segurança. Saiba que o uso do cinto de segurança é obrigatório e salva vidas. E o mais importante: ele reduz o risco de lesões graves em caso de colisão;

e) Não dirija sob efeito de álcool ou drogas. O álcool e outras drogas comprometem a capacidade de dirigir, aumentando o risco de acidentes;

f) Faça manutenção regular do seu veículo, uma vez que um veículo em boas condições mecânicas é mais seguro. Realize revisões periódicas e verifique as condições dos pneus, freios e outros componentes;

g) Seja paciente e educado: A impaciência e a agressividade no trânsito podem levar a acidentes. Mantenha a calma e respeite os outros condutores e, principalmente, os pedestres, que são a parte mais vulnerável.

A blitz educativa contou com a participação de um efetivo da Guarda Municipal de Benevides

Quando você está na condição de pedestre, também existem algumas regras que, se respeitadas, ajudam a reduzir o perigo de acidentes.

a) A primeira e mais importante regra é utilizar sempre a faixa de pedestre. Atravessar a rua fora da faixa de pedestre é muito perigoso. Utilize sempre a faixa e aguarde o sinal verde;

b) Olhe para os dois lados antes de atravessar. Certifique-se de que não há veículos se aproximando antes de iniciar a travessia;

c) Evite usar o celular enquanto atravessa a rua: A distração pode fazer com que você não perceba um veículo em movimento;

d) Respeite a sinalização. Os semáforos e as placas de trânsito existem para sua segurança. Siga sempre as orientações.

Para os ciclistas as regras também são muito claras.

a) Utilize equipamentos de segurança. O capacete é fundamental para proteger sua cabeça em caso de queda;

b) Respeite as leis de trânsito. Ciclistas também devem parar nos sinais vermelhos e utilizar as ciclovias, quando disponíveis;

c) Utilize roupas claras e refletivas. Isso aumenta sua visibilidade para os motoristas, principalmente a noite.

Os estudantes abordaram pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas no centro de Benevides

Os motociclistas, igualmente, devem seguir as regras de segurança. Vamos a elas.

a) Utilize sempre o capacete: O item de segurança é obrigatório e salva vidas. Escolha um modelo de capacete adequado e com certificação;

b) Sempre que possível, utilize roupas de proteção, como jaquetas, calças e luvas específicas para motociclistas, pois esses acessórios ajudam a reduzir lesões em caso de acidente.

c) Mantenha distância segura dos outros veículos. Vale lembrar aquele ditado que motocicleta não tem pára-choque, ou seja, os motocicletas são mais vulneráveis em caso de colisão. Mantenha uma distância segura de carros e caminhões.

Para finalizar, as cidades precisam investir constantemente em infraestrutura adequada, como ciclovias, faixas de pedestres bem sinalizadas e iluminação pública. Os gestores também precisam ter consciência da importância da educação para o trânsito, que deve começar desde a infância, nas escolas, como vimos na sensibilização realizada pelos estudantes de Benevides, e em casa.

A fiscalização é o ponto final desse relação que envolve o direito à vida e à integridade fisica das pessoas. Fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito é fundamental para coibir infrações e conscientizar os condutores.

Lembre-se! A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Ao adotar essas medidas simples, podemos criar um ambiente mais seguro para todos e reduzir o número de acidentes.