Secretaria Municipal de Habitação

Alunos da Rede Municipal apresentam projetos científicos na Culminância do Pet Robótica e Maker Camp, no IFPA

07/12/2023 10h33 - Atualizada em 07/12/2023 10h51

Na última quarta-feira, 06, alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Benevides participaram da Culminância dos projetos Pet Robótica e Maker Camp, no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém.

O Projeto de Educação Tecnológica baseada em robótica (PET Robótica), abordagem STEAM e cultura maker aos alunos, do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental, tem o objetivo de apresentar aos alunos o mundo da robótica, explicando seus principais fundamentos e aplicações em diversas áreas, além de mostrar a evolução da robótica ao longo dos anos.

Durante esse ano, os estudantes participaram de 24 oficinas tecnológicas, uma formação básica para desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo que os alunos criem seus próprios projetos e soluções, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.

As oficinais foram coordenadas pela Prof.ª Dr.ª Rejane de Barros Araújo, que coordena o projeto PET Robótica, vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Para Laura Carvalho, 12, da EMEF José Leôncio, a maratona de estudos foi uma oportunidade para construir projetos científicos e apresenta-los às pessoas.

“Foi uma experiência incrível! São poucos os que têm a oportunidade de participar de uma experiência dessa, e é bem legal e emocionante mostrar pro público o que nós conseguimos construir na prática durante as oficinas”, contou a aluna.

Os alunos de Benevides apresentaram seus projetos científicos a uma banca examinadora, foram certificados e premiados pelos trabalhos.