Secretaria Municipal de Habitação

Hortas Escolares fortalecem a alimentação saudável e o cuidado com a terra em Benevides

O objetivo é oferecer alimentação rica em nutrientes e estímulo de vínculo ambiental com os alunos e comunidades.

16/08/2022 17h00 - Atualizada em 18/08/2022 09h14
Secom

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Benevides possuem quintais com áreas verdes, ambientes que proporcionam a convivência entre alunos, professores e comunidade escolar. As áreas também podem servir de laboratório vivo para formar cidadãos conscientes de uma vida mais saudável e envolvidos no cuidado com a terra.

O projeto de Hortas Escolares, que está sendo implantado gradualmente nas escolas, caminha em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (Semteps), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o objetivo de oferecer alimentação rica em nutrientes e estímulo de vínculo ambiental com os alunos e comunidades.

Desde o período de março, a equipe técnica vem implantando e ampliando hortas escolares já existentes. Na escola José do Patrocínio, por exemplo, além da produção de hortaliças, os profissionais da educação e líderes comunitários receberam formação de uma semana do Curso de Olericultura, ministrado por Elton Matos, engenheiro agrônonomo, capacitando-os com técnicas de plantação e manutenção das hortaliças.

“O trabalho em parceria com as secretarias e o Senar tem sido maravilhoso. Nós estamos tendo a possibilidade de produzir, desenvolver o trabalho. Nós estamos vendo a produção sendo germinada, estamos alcançando a meta que a gente queria nas escolas. Hoje, os professores, pais e também os alunos estão colhendo o fruto do seu trabalho. Já fizemos a primeira colheita e já estamos na segunda colheita, fazendo o movimento da terra, adubando, tudo o que é necessário para ajudar a escola e a comunidade”, destaca o profissional.

As escolas têm cultivado hortaliças de espécies regionais, como cariru, jambu, couve, chicória e coentro. Mas as espécies são cultivadas de acordo com a especificidade cultural de cada escola e comunidade, visto que as unidades escolares estão presentes em áreas rurais e urbana.

Dona Ana Célia é uma profissional da educação que atua na EMEIF José do Patrocínio e moradora há 20 anos da comunidade Novo Brasil, onde se localiza a escola. Ela foi uma das convidadas para participar do curso e já se sente agente multiplicadora desta ideia na escola e na sua comunidade.

“Recebi o convite para participar do curso na escola e eu estava muito interessada em participar, queria aprofundar mais um pouco. Um curso muito produtivo, maravilhoso participar, e eu quero muito repassar para os nossos parentes, nossos filhos e até mesmo cultivar horta em casa com mais técnica”, disse a profissional.

O projeto permite que os professores usem a horta como ferramenta pedagógica. Durante a semana, os alunos desenvolvem a prática de plantio, regam, vivenciam a germinação e colhem as verduras para consumo. Segundo a coordenadora pedagógica, Rosiane Ramos, a participação das crianças no projeto representa um meio importante de transformação e difusão de conhecimento.

“Aqui na escola temos a terça-feira da salada, então os nossos alunos já sabem que eles vão comer uma saladinha. Nós pensávamos que tínhamos que colocar só um pouquinho, porque a gente achava que eles não iam comer, mas não, eles gostaram muito e estão levando pra casa, tudo por uma alimentação saudável. Eles participam de todo o trabalho na prática. Antes não tínhamos apoio com sementes, ferramentas, etc. Agora temos tudo, estamos muito animados, nossas crianças estão percebendo todo esse movimento e estão incentivando seus colegas e as famílias”, conta a coordenadora.

O aluno Felipe Lopes, de 6 anos, da escola José do Patrocínio, acompanha as atividades da horta escolar e gosta bastante de salada. “Eu gosto muito. A gente tem verdura na nossa horta e fazemos salada toda a semana. Eu e meus colegas ajudamos a cuidar. É muito legal”, conta o aluno.

A aluna Agnes Sofia, de 5 anos, também participa das atividades e já conhece todas as etapas de cultivo. “A gente coloca a semente na terra, molha e depois espera crescer”, explica a aluna.

Algumas escolas da rede, como a EMEIF Paraíso do Murinin, EMEIF Maria Amélia, CMEI Izaura de Queiroz, EMEF Paulina Ramos e recentemente a EMEIF José do Patrocínio já estão com as hortas ativadas nos quintais. A expectativa é que futuramente toda a rede tenha o projeto implantado. 

O GT de Alimentação Escolar, da SEMED, composto pelas profissionais Alzinete Carvalho, Andréa Borges e Carmen Brandão, tem acompanhado todo o projeto nas escolas. Segundo a nutricionista, Carmen, a temática da alimentação saudável tem se potencializado, formando agentes conscientes de uma alimentação saudável. 

“Isso tem trazido a oportunidade para as escolas de promover a alimentação saudável no ambiente escolar, além do conhecimento das técnicas básicas de olericultura. Todos os envolvidos têm se tornado agentes multiplicadores dessa ideia.  As hortaliças têm sido incluídas no cardápio diário e é um trabalho que vai aumentando ao longo do tempo”, enfatizou a profissional.