Educadores das Escolas em Tempo Integral participam do primeiro ciclo formativo de 2025
A formação fez parte da abertura da Semana Pedagógica no município e iniciou com o tema "Formação de Educação Socioambiental, Sustentabilidade e Clima".
Secom
Professores, Coordenadores e Gestores das Escolas em Tempo Integral, da Rede Municipal de Ensino de Benevides, participaram de formações nos dias 06, 07, 10 e 11, ministradas pelas técnicas do Núcleo Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoras do Programa e das Escolas em Tempo Integral - EMTEMPO, Michela Quemel e Késia Nobrega, e do Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, Rosângela Aragão.
A formação fez parte da abertura da Semana Pedagógica no município e iniciou com o tema "Formação de Educação Socioambiental, Sustentabilidade e Clima".
Os educadores tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o processo do Programa, que este ano irá abranger mais duas instituições da Rede, totalizando seis Escolas Municipais (Angélica Sales, Fiore, Madressilva, Madre Tereza, Mara Begot e Maria Romualda), além de trabalharem a montagem do planejamento anual da base diversificada, que compreende arte, make, música, projeto de convivência e auto cuidado.
As Formadoras do Programa Alfabetizando Benevides Criança, Cássia Lima e Mara Nascimento, bem como os técnicos Kalilo Brasil, Samyr Mota e Karinne Capeloni, contribuíram com abordagens para as disciplinas da base comum curricular, enfatizando as boas práticas, vivências pedagógicas e o desenvolvimento de metodologias de ensino, para o sucesso de uma boa aula.
“Foi o primeiro ciclo formativo das escolas municipais em tempo integral e essa vivência proporciona uma integração entre as escolas, o compartilhamento de vivências. Uma construção coletiva do planejamento anual, que resultou no empoderamento dos professores nos componentes curriculares da base comum e diversificada. Essa base diversificada é o grande diferencial das escolas em tempo integral, algo novo, compreendendo como é, e qual o objetivo de aprendizagem em cada componente, e as estratégias pedagógicas para esse processo de ensino-aprendizagem”, disse a Coordenadora Késia Nóbrega.
O incentivo a todos os atores envolvidos no ambiente escolar, em especial os educadores, é para que todos trabalhem a conscientização ambiental. Este ano as propostas serão ainda mais concretas e objetivas, no sentido de adotar medidas para combater os problemas que causam as alterações climáticas, inclusive, visando a COP 30.
As propostas envolvem toda a comunidade escolar e almejam alcançar as famílias, tendo a criança como um agente multiplicador nesse processo da realidade socioambiental em sua comunidade.