Secretaria Municipal de Educação

Semana Pedagógica abre o ano letivo 2025 com novas perspectivas de ensino

Fique por dentro sobre como foi a semana pedagógica para os professores, assistentes técnicos educacionais, coordenadores, e gestores da Rede Municipal de Ensino.

12/02/2025 15h33 - Atualizada em 12/02/2025 16h03
Secom

A Semana Pedagógica de abertura do ano de 2025 letivo encerrou nos últimos dias, mas o ciclo formativo de diálogos, estudos e dedicação diária continua por uma educação cada vez mais libertadora para as crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Fique por dentro sobre como foi a semana pedagógica para os professores, assistentes técnicos educacionais, coordenadores, e gestores da Rede Municipal de Ensino.

Uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Centro de Formação e Pesquisa de Benevides. 

Para começar, a equipe de professores participou da abertura da Semana Pedagógica no Ginásio Nagibão, um momento para desejar boas-vindas e de receber uma mochila nova que vai servir de suporte diário em um novo ano cheio de novidades.

Encontro formativo com os professores alfabetizadores: Ciclo Básico de Alfabetização (CBAL)

Com o tema “Um olhar reflexivo sobre a práxis educativa em Benevides”, ministrado pelas professoras Cássia Lima e Mara Simone, os professores foram convidados a refletir sobre a teoria e prática pedagógica, repensando métodos de intervenção para alfabetizar as crianças na Idade Certa, com leitura diária, jogos de letras e palavras, avaliação contínua e outras metodologias.

Benevides recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação, o reconhecimento é reflexo do empenho em garantir o direito das crianças de serem alfabetizadas na Idade Certa, até os 7 anos de idade.             

                                                                                 

Encontro com os professores do Ensino Fundamental I e II

Os professores que atuam nas turmas do Ensino Fundamental I e II, receberam abordagens a partir da temática “Pequenas ações, grandes impactos: Enveredando por caminhos para uma Educação Pública com qualidade, equidade e igualdade”, na qual eles foram estimulados a ensinar com afeto, em atenção às especificidades e habilidades de cada aluno, apresentando novas perspectivas metodológicas.

A formação foi ministrada pelos professores técnicos Kalilo Brasil, Karinne Capeloni, e Samyr Mota, que acompanham alunos, professores e comunidade escolar por meio do Projeto #PartiuIdeb, com o objetivo expandir as habilidades dos educandos, mirando na qualidade pública de ensino, mas também na preparação dos estudantes no presente para o futuro. 

2025 é o ano em que os alunos irão realizar a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede qualidade do ensino da educação básica, e Benevides quer proporcionar cada vez mais uma experiência qualitativa que contribua no aprendizado efetivo dos alunos.

"Esse ano vamos ainda mais com muita garra para conseguir subir ainda mais, claro, com uma competitividade saudável e também muito respeito pelos nossos alunos, comprometidos com a aprendizagem deles. Eu creio que estamos preparados, e queremos dar o melhor eles", disse um professor. 

Encontro com os professores de Educação Infantil 

Com o tema “A natureza do currículo e o currículo da natureza: um binóculo para descortinar novos horizontes”, ministrado pela professora Vasti Ferrari e o professor Luiz Carlos Ramos, pesquisadores das infâncias e formadores da Lídere, Gestão Inovadora em Educação, os educadores da educação infantil foram provocados a aplicar uma pedagogia baseada no território amazônico.

Repensar o plano Político Pedagógico para que ele esteja de acordo com a cultura territorial das crianças é pensar na promoção de uma rotina escolar que contribua no desenvolvimento integral das infâncias, sendo uma delas a prática pedagógica do Desemparedamento das Infâncias como um direito.

Desemparedar as infâncias significa considerar que as crianças também podem e têm direito de aprender fora de quatro paredes, que é a tradicional sala de aula, aproximando-as cada vez mais da natureza, com estímulos para se desenvolver ao ar livre.

Estudos nos EUA, 2005, mostram que em escolas que oferecem oportunidades de aprendizado fora da sala de aula, obtém uma melhora significativa no desempenho dos alunos em diferentes áreas do conhecimento, além do desenvolvimento saudável do corpo e da mente.

Durante a formação, professores e professoras trouxeram elementos da natureza, como bambus, cipós, jarros de cerâmica, ouriços de castanha, e outros, e foram desafiados a usar a criatividade para imaginar o quintal da escola e arquitetar brinquedos orgânicos para as crianças.

Além disso, eles fizeram a experiência do desemparedamento na prática ao sair para observar e comtemplar a natureza, e depois desenhar as belezas que viram, formando um mural de registros.

No brincar na natureza as crianças são mais livres, criativas, e pesquisadoras, já que o ambiente vivo apresenta várias possibilidades para aprender a matemática, geografia, biologia, linguagens e outras disciplinas.

"Foi uma formação incrível, abriu a nossa mente para novas possibilidades de ensinar que não é só aquela que a gente está acostumada, mas aquela faça sentido para a natureza da criança. Então, estou muitas ideias para aplicar em sala de aula e fora dela que eu tenho certeza que vai contribuir muito na educação das crianças", disse uma professora. 

Benevides tem se movimentado para construir um novo currículo escolar que abrace a pessoa na sua totalidade. 

Encontro com as lideranças da Rede Municipal 

Por fim, a roda de conversa com os gestores municipais e outras lideranças da secretaria municipal de educação mediada pelos pesquisadores das infâncias, Vasti Ferrari e Luiz Carlos Ramos, que levantou reflexões sobre temas contemporâneos que permeia a relação com e entre as crianças e adolescentes, compartilhamento de experiências, a importância do afeto na prática pedagógica, e de oferecer novas perspectivas para o desenvolvimento dos alunos reconhecendo a sua singularidade.