Secretaria Municipal de Educação

Benevides ganha o Cine Arte, uma nova forma de diversão e preservação do meio ambiente

Iniciativa inovadora é fruto do programa Benevides Recicla, que usa o cinema para incentivar a coleta seletiva e o descarte adequado de resíduos sólidos no município

06/12/2024 16h35
Secom

Benevides ganhou nesta quarta-feira (04/12), o Cine Arte, uma ferramenta de cultura e lazer que promove a consciência ambiental por meio da coleta seletiva de materiais recicláveis.


A sessão de estreia foi realizada no Centro Comunitário Santa Luzia, no bairro Santos Dumont e foi um sucesso absoluto, com direito a pipoca quentinha, feita na hora, para todos os presentes.


Funcionando com sessões itinerantes, o Cine Arte é mais do que apenas um cinema, é um projeto que une cultura, meio ambiente e comunidade. Ao trocar cinco embalagens plásticas por um ingresso, a população contribui com a limpeza da cidade e a preservação do meio ambiente, além de ter acesso a filmes de qualidade e atividades culturais.


A iniciativa também estimula a conscientização sobre a importância da reciclagem e a redução do consumo de plásticos. Dessa forma, a Prefeitura de Benevides, em parceria com a comunidade e a ONG Espaço Urbano, demonstra seu compromisso com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.

“Inauguramos o Recicla Cine Arte, o ingresso solidário, apenas cinco embalagens, dá acesso ao filme temático que fala também sobre sustentabilidade e sobre meio ambiente e, além do mais, alegria e satisfação para todos com uma pipoquinha bem quentinha. O Recicla Cine Arte faz parte do programa Benevides Recicla, que está mudando a nossa cidade”, constata Roseli Barbosa, diretora da ONG Espaço Urbano, responsável pela implantação do projeto na cidade.

A professora Luciane Aquino considerou a experiência única, tanto que ela fez questão de trazer a filha dela, de 8 anos, para aprender a dinâmica da reciclagem.

“Trazer o cinema para a comunidade é importante porque tem pessoas que não têm esse nível de conhecimento, então trazer cultura é muito bom, principalmente para as crianças, para os jovens e é uma iniciativa muito boa;  por isso, trouxe a minha filha também para prestigiar esse evento”, ensina a professora.

O cineasta e diretor de educação ambiental, Rogério Parreira, foi o responsável pela escolha e exibição dos filmes da noite. “Foram exibidos quatro curtas-metragens, sendo dois paraenses, ‘Chama Verequete”, que é um documentário ficcional sobre o mestre Verequete, um dos fundadores do carimbó e precursor da dança folclórica, inclusive; uma animação de um cineasta paraense chamado Cássio Tavernard; e duas animações de educação ambiental”, explica.

Foi a primeira vez que a aposentada Júlia Santa Rosa entrou numa sessão de cinema. “Eu falo a verdade, eu nunca fui mesmo ao cinema. É uma ideia boa porque a nossa cidade fica limpa, né? Porque, geralmente, as pessoas, tudo que pega, joga na rua, joga no quintal de casa. Quando vai ver, tem aquela sujeira imensa. Desde quando começou aqui no centro comunitário, a gente junta e traz os materiais recicláveis”, aconselha a moradora do alto de sua experiência.

As próximas sessões do Cine Arte serão definidas e agendadas a partir de janeiro de 2025.