Benevides recebe Selo Unicef por políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes
O município atingiu todas as metas em três indicadores diferentes: saúde, educação e proteção contra a violência, ultrapassando a média nacional.
Secom
O município da região metropolitana melhorou os índices de cobertura vacinal, permanência na escola e fortaleceu os sistemas de proteção aos mais jovens
Nesta quarta-feira (6/11), o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, concedeu ao município de Benevides o Selo Unicef 2021-2024 por ter aprimorado suas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. O município atingiu todas as metas em três indicadores diferentes: saúde, educação e proteção contra a violência, ultrapassando a média nacional.
A conquista do selo é resultado de ações como a busca ativa vacinal nas creches para garantir a imunização das crianças, além do cuidado com a primeira infância e adolescência, melhorias na educação, promoção da saúde física e mental, acesso à água e hábitos de higiene, proteção contra a violência e apoio às famílias vulneráveis, especialmente as de povos tradicionais.
A concessão da honraria também reforça o título de “Cidade das Crianças”, um conceito urbano centrado no bem-estar e desenvolvimento das crianças que Benevides adotou para atender às necessidades específicas dos mais jovens, proporcionando um ambiente seguro, inclusivo e estimulante.
A divulgação do resultado foi acompanhada pela população de Benevides na Praça do Saber, no centro da cidade, com a presença da prefeita Luziane Solon e demais autoridades da gestão municipal.
“É um momento muito importante para a nossa sociedade. Não só por estar recebendo o selo Unicef, mas principalmente por saber que Benevides atendeu a todas as condicionalidades para que esse prêmio fosse possível. É com muita alegria que sei que as nossas crianças e os nossos jovens estão com os direitos garantidos e que Benevides, mais uma vez, vira pauta não só nacional, mas internacional, por estar recebendo esse selo”, destacou Luziane Solon.
Metas alcançadas
Benevides e as demais cidades contempladas com o Selo Unicef ficaram acima da média nacional em diferentes áreas, com destaque para índices de vacinação e programas de educação. No caso específico da aplicação de vacinas, enquanto no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral aumentaram 2,6%, nos municípios certificados pelo Selo Unicef houve um aumento de quase 18%.
Importante destacar que vacinas criam uma barreira protetora para toda a comunidade, impedindo que diversas doenças cheguem à população. Em Benevides, a Prefeitura realizou grandes esforços que ultrapassaram os muros das unidades básicas de saúde e alcançaram escolas, creches, CRAS e outros espaços e equipamentos públicos. Os dados mostram que ainda há muito a ser feito para se chegar ao patamar de 95% de cobertura vacinal previstos pela Organização Mundial de Saúde. Mas, a conquista do Selo Unicef, mostra que Benevides está no caminho certo.
O abandono escolar também caiu em Benevides quando comparado com a média nacional. De 2019 a 2023, a evasão de alunos no país despencou 38%; já nos municípios certificados, essa queda alcançou 47%.
Dos 144 municípios paraenses, apenas 27 conseguiram bater as metas e receberam o Selo Unicef 2024.
Benevides: vitrine nacional
Além do Selo Unicef, Benevides mantém a liderança estadual na qualidade da educação. Em 2023, o município da região metropolitana de Belém conquistou o primeiro lugar no Ideb - o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dentre todos os municípios do Estado do Pará. O Ideb de Benevides foi de 6,5 no Fundamental I e 5,6 no Fundamental II, superando a meta e mantendo o município em primeiro lugar no Estado do Pará.
O Ideb é um indicador que leva em conta o desempenho dos alunos em exames padronizados e o rendimento escolar. O cálculo é feito a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio, e a próxima divulgação da avaliação acontecerá em 2025.
O Ideb é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e varia de 0 a 10. Quanto maior o número de aprovados e melhor o desempenho dos alunos, maior é o Ideb.
Impacto social do Selo Unicef
A conquista do Selo Unicef por Benevides traz uma série de benefícios diretos e indiretos para toda a comunidade local, especialmente para crianças e adolescentes. Vejamos alguns dos principais:
Melhora na qualidade de vida: Com a implementação de políticas públicas mais eficazes e com foco nas necessidades da infância e adolescência, a qualidade de vida da população em geral tende a melhorar. Isso se reflete em indicadores como redução da mortalidade infantil, aumento da escolarização, acesso à saúde e saneamento básico.
Mais oportunidades para crianças e adolescentes: O Selo Unicef incentiva a criação de programas e projetos que ampliam as oportunidades para crianças e adolescentes, como a participação em atividades culturais, esportivas e de lazer, além do acesso a serviços de proteção social.
Fortalecimento da participação social: A conquista do selo estimula a participação ativa da comunidade na gestão das políticas públicas, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma mais democrática e transparente.
Valorização dos direitos da criança e do adolescente: O Selo Unicef contribui para a conscientização da sociedade sobre os direitos da criança e do adolescente, incentivando a denúncia de casos de violência e exploração.
Atração de investimentos e parcerias: O reconhecimento internacional do Selo Unicef pode atrair investimentos e parcerias para o desenvolvimento de projetos e programas voltados para a infância e adolescência, fortalecendo ainda mais as ações da prefeitura.
Melhora da imagem do município: O Selo Unicef confere a Benevides uma imagem positiva, destacando o município como um lugar que investe no futuro de suas crianças e adolescentes.
Matéria original por: Mário Augusto.