Comitiva de Benevides participa da construção do calendário escolar do Arquipélago do Marajó
A 7ª Reunião Mensal de Assessoramento e Monitoramento abordou temáticas que levaram ao compartilhamento de saberes para uma gestão e construção do calendário escolar mais funcional para o Arquipélago do Marajó, engajando secretários, prefeitos e técnicos das secretarias.
Secom
Na última semana, de 19 a 24, a convite do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM), comitiva de Benevides viajou durante 10h de barco com destino à Curralinho, município que reuniu 17 municípios que compõem o Arquipélago do Marajó, para promover diálogos e oficinas sobre como fortalecer a educação pública no território.
A 7ª Reunião Mensal de Assessoramento e Monitoramento abordou temáticas que levaram ao compartilhamento de saberes para uma gestão e construção do calendário escolar mais funcional para o Arquipélago do Marajó, engajando secretários, prefeitos e técnicos das secretarias.
Abertura do Encontro com a equipe do TCM, MEC, FNDE e alguns Prefeitos e Secretários
Como Benevides se mantém em primeiro no lugar em qualidade na educação do Estado do Pará, o TCM convidou a Prefeita Luziane Solon, portanto, o município foi representado pela Profa. Franci Sodré, Secretária de Educação de Benevides, e Profa. Kelly Calderaro, Coordenadora da Primeira Infância, para promover escuta e colaborar com experiências significativas na educação que têm servido de inspiração para outros municípios.
Comitiva de Benevides e equipe do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)
A Ilha do Marajó enfrenta vários desafios sociais que impactam no cumprimento do calendário escolar. Nesse sentido, a comitiva de Benevides, além de fazer a escuta desses problemas, conheceram a cidade de Curralinho, para compreender a panorâmica das realidades que as crianças vivem e adentrar na potência da identidade cultural do povo, colaborando com ideias e práticas que façam sentido para a dinâmica do território.
“Antes de tudo, fizemos uma escuta, e depois realizamos uma oficina que conectou os municípios, que partilharam desafios e problemáticas. Na ocasião, refletimos possíveis soluções e depois seguimos para a oficina prática de construção do calendário escolar. Eles têm Benevides como referência por conta do nosso Ideb. Nós percebemos a força do povo marajoara, que, apesar das dificuldades com relação ao transporte escolar, transporte de alimentação e outros desafios que impactam na educação territorial, existe uma grande força nessas pessoas em cumprirem o calendário letivo. Então, foi uma experiência incrível. Uma experiência de troca e aprendizados”, conta Profa. Franci Sodré, Secretária de Educação de Benevides.
Encontro para a construção do calendário escolar do Arquipélago do Marajó
O encontro também contou com representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), bem como Prefeitos e Secretários.
Comitiva de Benevides com o Conselheiro Cézar Colares e o Prefeito Cleber do Município de Curralinho