Secretaria Municipal de Educação

Benevides adere ao Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)

O Programa LEEI tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil para criar a cultura da oralidade, leitura e escrita na rotina da criança.

03/06/2024 10h14 - Atualizada em 03/06/2024 10h37
Secom

Na última terça-feira, 28, Benevides aderiu oficialmente ao Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), articulado pelo Centro de Formação e Pesquisa de Benevides e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

Foto: Karla Reis


O Programa LEEI tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil para criar a cultura da oralidade, leitura e escrita na rotina da criança, apoiando no desenvolvimento de práticas educativas capazes de ampliar as experiências das infâncias em múltiplas linguagens. 

Foto: Karla Reis

Esse movimento irá acontecer em todas as escolas de Educação Infantil, e o público alvo são crianças do Pré I e II, que têm entre 4 a 5 anos de idade. 

Foto: Karla Reis

 A proposta é apresentar possibilidades para que a criança interaja com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais, que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras na primeira infância. 

Foto: Karla Reis

"O Programa LEEI veio para fortalecer o nosso Programa Alfabetizando Benevides Criança. Nós iremos continuar a criar a cultura da leitura, isto significa ler todo dia para uma criança. E aquela criança, daqui a pouco, vai começar a ler todo dia para ela mesma e para as outras pessoas da casa dela. Ela vai se desenvolver nessa nova cultura. Mas não é fazer esse percurso de maneira tradicional, mas de maneira criativa, de modo prazeroso”, afirmou Profa. Me. Franci Sodré, Secretária de Educação. 

Foto: Karla Reis

Durante os dias de lançamento, professoras e professores da Educação Infantil fizeram experimentações e pesquisas de campo ao ar livre para vivenciar na prática como fomentar de modo criativo a cultura da leitura e escrita no cotidiano das crianças, sem a pretensão de alfabetizá-las. 

Foto: Karla Reis
Foto: Karla Reis

“Nós estamos todos satisfeitos, a gente fala muito de vivenciar, a criança tem que vivenciar, mas esse momento que os professores vivenciaram também foi muito legal, porque isso a gente oferta atividade para criança, mas a gente não vivencia, então não é a mesma coisa, quando a gente se apropria desse momento, se torna muito mais significativo tanto para o professor quanto para as crianças, então deixo mais uma vez a minha gratidão a toda equipe”, disse uma professora. 

Foto: Karla Reis

Esse movimento vai conduzir as crianças no fortalecimento da base, preparando-as para a alfabetização na Idade Certa. 

Foto: Belisa Nunes

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