Professoras e professores dos espaços maker de educação integral participam de oficinas alternativas
A oficina foi ministrada pelo artista plástico, Cláudio Lima, que ensinou técnicas de como construir materiais criativos com as crianças apenas com uso de elementos naturais e reciclados.
Secom
Durante o mês de abril, às sextas-feiras, professoras e professores dos espaços maker da escola municipal em tempo integral participaram de oficinas alternativas com recursos naturais e reciclados.
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Centro de Formação e Pesquisa de Benevides.
A oficina foi ministrada pelo artista plástico, Cláudio Lima, que ensinou técnicas de como construir materiais criativos com as crianças apenas com uso de elementos naturais e reciclados.
Para o professor William Lorran, a oficina abriu a mente para novas possibilidades de criar com os alunos no espaço maker, como carimbos, caneta de bambu, gravuras, cadernos e outras alternativas.
“Coisas simples que a gente tem e pode coletar, papelão, uma folha que a natureza nos dá. Coisas simples que podem se transformar em coisas maravilhosas. Foi excelente descobrir essas novas possibilidades que a arte tem como foco. O professor Claudio mostrando diversas técnicas com um simples material, abrindo novas perspectivas”, disse.
O Espaço Maker propõe inovação por meio de experimentação prática.
Os educadores e as crianças têm a oportunidade de despertar a criatividade e aplicar estratégias de aprendizado diferentes para transformar e concretizar suas próprias ideias.
Para o artista plástico, Cláudio Lima, criar materiais simples a partir de recursos naturais junto com as crianças é uma forma de expor toda a criatividade, e isso é um presente.
“É bom que na nossa natureza, a gente tem uma infinidade de formato de folhas que vão além do nosso conhecimento. E tudo isso combinando numa técnica bem simples. São práticas de construção de material que ilustram todo o processo criativo. Por isso, essa oficina é como um presente para a criança e para quem se propõe a se desafiar e fazer, tornando a aula mais prazerosa e cheia de novidades. Então, eu fiquei honrado, feliz mesmo de ter os professores como meus alunos, e meus agentes multiplicadores”, contou.
Em tempo integral, as crianças estão tendo oportunidades de desenvolver habilidades em todos os sentidos, descobrindo talentos por meio da pesquisa e no criar na prática.
Em breve, os espaços maker das escolas de educação integral serão inaugurados.