Professores e Professoras dialogam sobre escolas mais sustentáveis para todas as infâncias em Tempo Integral
O tema foi “Reduzir”, que provocou reflexões necessárias sobre mudanças de hábito e de consumo consciente, para tornar as escolas e toda a cidade em um território mais sustentável para todas as infâncias.
Secom
Na última sexta-feira, 19, a Secretaria de Educação (SEMED), em parceria com o Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, professores e professoras da Escola Municipal em Tempo Integral continuaram o percurso formativo para uma ecologia integral.
Desta vez, o tema foi “Reduzir”, que provocou reflexões necessárias sobre mudanças de hábito e de consumo consciente, para tornar as escolas e toda a cidade em um território mais sustentável para todas as infâncias.
O percurso faz parte do projeto “Juntos para Reconectar e Cuidar", conduzido pela professora, Rosângela Aragão, que propõe contribuir com o processo de conscientização de uma nova cultura socioambiental integral nas Escolas de Tempo Integral em Benevides.
O diálogo contou com a participação de Alexandre Carvalho e Sandra Carvalho, por meio da parceria com Hub Amazônia e Coletivo Lixo Zero, com o objetivo de inspirar profissionais da educação a terem um compromisso ético, econômico e visionário por um planeta mais saudável para todos.
As escolas de educação integral já têm vivenciado uma nova pedagogia de ensino mais sustentável, com recursos naturalizados, sem o uso de plásticos e outros materiais nocivos à vida do planeta.
"Nós temos educado as nossas crianças a amarem o planeta, a própria casa, a partir dessa nova mentalidade, e nós já temos visto uma grande mudança, e isso é um presente para nós, vamos continuar nesse processo", contou uma professora.
Na ocasião, foi apresentado o Programa Benevides Recicla, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAT), que está movimentando a cidade inteira para a sustentabilidade.