Professores da Sala Maker da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação de educação tecnológica
Os professores estudaram sobre como construir projetos educativos em programas de computador e como fazer o manuseio das máquinas para materializá-los.
Secom
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com o Centro de Formação e Pesquisa, promoveram um percurso formativo teórico e prático para professores técnicos da Sala Maker da Rede Municipal de Ensino.
Os professores estudaram sobre como construir projetos educativos em programas de computador e como fazer o manuseio das máquinas para materializá-los, em parceria com a empresa Amado Maker.
Para Elivelton Santos, professor técnico de uma das salas, a formação é essencial tanto para a atualização profissional quanto no fazer pedagógico com as crianças.
“A formação tecnológica é de extrema importância nesse novo momento da Educação de Benevides e o processo de modernidade que a humanidade vivencia. Hoje, a Educação se apresenta de uma maneira bem Tecnológica, faz-se necessário nós enquanto profissionais estarmos sempre atualizados às novas tendências de Ensino, a Sala Maker veio com essa proposta e nós estamos numa constante busca do aprendizado que contribui na prática pedagógica do professor”, disse.
A Sala Maker funciona como um laboratório, onde é possível pesquisar, projetar e materializar uma ideia.
As crianças, com o auxílio dos professores, põem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo a autonomia, senso de pesquisa e o trabalho em equipe.
No espaço, educandos e educadores criam e realizam impressões de protótipos em uma impressora 3D e outros maquinários, desenvolvendo materiais que servem de estudo individual e coletivo no ambiente escolar.
As salas estão presentes nas escolas de Ensino Fundamental II, e brevemente serão instalados outros polos nas escolas em tempo integral.
No território paraense, Benevides é a única cidade que tem instalações de espaços maker ofertando um ensino de qualidade na perspectiva tecnológica.