Secretaria Municipal de Educação

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Benevides escolhem seus representantes de turma exercendo a democracia

O projeto "Assembleia com Eleição de Representantes de Turma" é mais um projeto que faz parte do plano de governo, com o objetivo de formar Cidadãos para a Cidade.

11/03/2024 14h59 - Atualizada em 11/03/2024 15h41

Na última sexta-feira, 08, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Benevides escolheram seus representantes de turma exercendo a democracia.

Como numa eleição, em que os brasileiros exercem a democracia na escolha de Presidente da República, Prefeito, Vereador, Governador, Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal, os alunos do Ensino Fundamental I e II exerceram a cidadania escolhendo seus representantes de turma.

Desta vez, crianças pequenas dos CMEI’s da Rede Municipal também começaram a exercer a cidadania dentro de sala aula.

Aos 12 anos, a estudante Júlia Souza, da EMEF Rafael Fernandes Gomes, se candidatou a representante de turma e apresentou boas propostas para colocar em prática em sala de aula se for eleita.

“As minhas propostas são dar mais poder de escolha para os alunos, pra eles verem o que eles querem fazer dentro da sala, porque muitas vezes eles têm algumas ideias, alguns projetos que eles querem dar aos professores, mas eles não aproveitam as oportunidades. E eu gostei dessa experiência de eleição aqui na escola, achei bem organizado e acho que poderia ser assim nos próximos anos. Está sendo bem bacana! Nesse primeiro ano, estamos construindo boas memórias sobre a eleição”, contou a aluna.

Anualmente, a criatividade na campanha mobiliza a escola inteira, na confecção de santinhos dos candidatos, título de eleitor, urna para voto impresso e urna eletrônica, como uso de aplicativos, e bastante movimento entre toda a comunidade.

Os alunos eleitos fazem a ponte de comunicação com a diretoria e a sala de aula, contribuindo para a boa relação entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. Eles também participam da construção de projetos educativos que nascem dentro da instituição, envolvendo toda a escola.

A novidade é que este ano, crianças do berçário, maternal e pré-escola também viveram a experiência de exercício da cidadania. A iniciativa impacta positivamente no desenvolvimento da autonomia das crianças, fortalecendo a boa convivência entre elas, bem como o saber perder e o saber ganhar.

Para as crianças pequenas, o exercício da democracia foi realizado de várias formas, como, por exemplo, depositar bolinhas dentro de uma caixa em que representava o pequeno candidato. As crianças, assim, puderam escolher aqueles que gostariam que fossem representados.

“Foi uma iniciativa que a gente também quis aderir, porque percebemos a importância. Nós explicamos e eles estavam super atentos e fizeram as suas escolhas com consciência. Foi muito legal”, contou uma professora.

Benevides é a cidade das crianças e vem formando Cidadãos para a Cidade.