Escolas da Rede Municipal são certificadas pelo CME e Benevides recebe Comenda Paulo Freire
24 escolas municipais são autorizadas e certificadas pelo Conselho Municipal de Educação. Na ocasião, Benevides recebeu Comenda Paulo Freire, em reconhecimento à promoção de políticas, programas e projetos relevantes para a educação.
Secom
Na manhã da última quinta-feira, 26, Benevides deu mais um passo importante na educação, com a certificação de 24 escolas autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME), na Câmara Municipal.
Autorizar uma escola requer múltiplos esforços de toda a comunidade escolar da Instituição de Ensino, e o CME, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem atuado coletivamente para que o ambiente escolar seja um espaço pleno de qualidade para os alunos, servidores e toda a comunidade.
A autorização é fundamental porque indica que aquela escola está apta, em estrutura e prática pedagógica, a continuar o exercício de ensino.
A gestora escolar da EMEIF Madre Tereza, Edna Oliveira, foi uma das representantes que recebeu o certificado de escola autorizada. Para ela, o certificado representa a concessão para continuar desenvolvendo a prática pedagógica com qualidade.
"É gratificante no dia de hoje nós recebermos esse certificado de autorização das escolas porque nós sabemos de todo o trabalho que tem sido feito dentro do nosso município, portanto, é uma alegria para nós saber que nossas escolas estão autorizadas para desenvolver o nosso trabalho da melhor maneira possível, um trabalho árduo que tem a participação de toda a equipe escolar, de toda a comunidade, conselho municipal de educação e, claro, da nossa gestora municipal que é a nossa prefeita. Obrigada a todos os nossos parceiros!", disse.
Na ocasião, o município recebeu mais uma premiação, como a Comenda Paulo Freire, em reconhecimento à promoção de políticas, programas e projetos relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos, que é outorgada anualmente para celebrar o “Dia do Professor”, comemorado em 15 de outubro.
"Mais um passo importante para a educação pública do nosso município. Parabéns a todos por mais essa conquista! A vitória é do município de Benevides!", disse a Prefeita, Luziane Solon.
A Comenda Paulo Freire foi uma iniciativa do CME, pelos méritos de cuidado com a educação pública, em atenção à ofertas de vagas nas escolas, como as escolas de Educação Infantil, e à valorização da carreira dos professores.
O CME exerce papel de articulação, mediação das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora na rede.
Sobre Paulo Freire:
Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, nascido no dia 19 de setembro de 1921, em Recife, é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica em que tece forte crítica à educação bancária, comum em seu tempo. Paulo Freire é também considerado o Patrono da Educação Brasileira.